Uma boca e dois ouvidos Uma boca e dois ouvidos
Lembro como se fosse hoje o meu primeiro dia de trabalho como vendedor. Era final de ano e tinha sido contratado como vendedor temporário; meu horário era das 16h às 22h. Achei que seria tudo muito fácil, pois nessa época do ano as lojas ficam cheias de clientes ansiosos por comprar.

A loja estava realmente lotada e quase não parei para descansar aquele dia: devo ter ido e voltado umas cem vezes ao estoque. Assim que entregava um produto ao cliente, falava sem parar; achava que dessa maneira a venda estaria garantida. Engano meu... No meu primeiro dia de trabalho, em pleno fim de ano, vendi apenas uma camiseta.

Não entendi porque, mas prometi a mim mesmo que no dia seguinte eu me sairia melhor. Mas, para o meu desespero, no dia seguinte as horas passavam e
o resultado também estava se mostrando igual ao dia anterior. O expediente estava quase terminando quando entrou um casal na loja.

Confesso que fui em direção a eles completamente desanimado. Cumprimentei-os e perguntei se estavam procurando algo especial. Lembro que a única coisa que ouvi foi que gostariam de um tênis para presentear o filho. Logo mostrei várias opções e, novamente, não parei de falar. Ressaltava as características e benefícios dos produtos na expectativa de fechar a venda.

Para minha surpresa, eles não compraram. Não acreditei, pois aqueles eram os melhores tênis da loja. Mas ao final do atendimento, fui pego de surpresa. A senhora, então, me falou: “Você é um vendedor muito entusiasmado, mas quase não parou para escutar o que tínhamos a dizer...”. Ela também era vendedora e me aconselhou a ouvir mais os clientes, pois isso me ajudaria a ter mais sucesso nas vendas. E, antes de sair, disse: “Lembre-se: temos apenas uma boca e dois ouvidos”.

No dia seguinte, comecei a prestar mais atenção no que os clientes tinham a dizer; consegui descobrir detalhes que passavam despercebidos quando só eu falava. Desde então, passei a vender muito mais. Mesmo perdendo a venda com aquele casal, aprendi muito com eles!


Experiência vivida por Leonardo Souza
Tags: Relacionamento, Atendimento

Já pensou em ter seu texto publicado em um grande site da internet? O Varejista vai te dar essa oportunidade!

Vamos publicar textos de motivação, dicas, artigos e causos do varejo enviados por nossos usuários. Mas, não é só isso. Mande-nos sugestões de empresas para a seção Cases e aproveite também para deixar seu comentário sobre as notícias que são destaques no varejo.

Queremos estar cada vez mais conectados com você. Assim, teremos a chance de interagir e deixar o Varejista do seu jeito!

Contamos com sua participação!

Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
relacionamento restaurantes consumo shoppings cartões ano novo atendimento moda beleza

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront