Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2015
Independência profissional: A franquia certa para 2015 Independência profissional: A franquia certa para 2015
Ser dono de uma franquia é o sonho de muitos brasileiros que querem deixar a vida de assalariado. As chances de alcançar sucesso em um novo negócio utilizando-se desse modelo são bem maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente. De modo geral, o modelo de franquia é vantajoso, uma vez que a ideia já foi aceita pelo público e todo o formato de negócio já é entregue pronto ao franqueado. No entanto, a franquia é um investimento como qualquer outro, e antes de concretizar a tão sonhada independência profissional é preciso considerar pontos importantes.

Escolher por uma atividade que se goste e uma marca com a qual se tenha afinidade são fatores que poderão determinar o sucesso do novo negócio. Converse também com pessoas que já abriram uma franquia, e se possível, participe de palestras sobre empreendedorismo, negócios e investimento. Nestes ambientes você poderá conhecer futuros parceiros, sócios e até clientes. As experiências de quem já apostou nesse sonho podem ajudar e muito. Toda informação sobre esse mercado é bem vinda e ajudará na assertividade da escolha.

Alguns setores estão sempre entre os destaques do mercado de franquias, caso das redes de alimentação. Em 2013, segundo a ABF, Associação Brasileira de Franchising, o faturamento das franquias de alimentação ultrapassou R$ 23 bilhões. O número deu ao segmento a segunda colocação no ranking de desempenho da ABF, ficando atrás apenas dos acessórios pessoais e calçados.

A Mr. Beer, rede de franquias de cervejas especiais, é prova do desempenho do segmento. A marca, que completou cinco anos de sucesso em 2014, está presente em quase todos os estados brasileiros, e prevê terminar o ano com 100 unidades e faturamento de R$ 60 milhões, crescimento de mais de 60% comparado com o ano anterior. Os empreendedores interessados na franquia podem escolher entre os diversos formatos: quiosques de 4 a 6m², que se enquadram na categoria de microfranquia - com investimento inicial de R$ 79 mil, quiosques de 9m² – investimento a partir de R$ 144 mil, quiosques de 12m² – a partir de R$ 158 mil e loja de até 80m² – com investimento inicial de R$ 256 mil.

No segmento de alimentação saudável, o Mundo Verde – maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina – possui 27 anos de experiência. Em 2012, a rede lançou a marca própria Mundo Verde Seleção, oferecendo aos consumidores, produtos cada vez mais chancelados com qualidade e credibilidade Mundo Verde. Hoje a rede já soma mais de 40 produtos de marca própria. O investimento inicial de uma franquia Mundo Verde é de R$ 330 mil para loja de 60m², já incluído taxa de franquia. A rede conta com 330 lojas no Brasil, presente em 25 estados e no Distrito Federal.

Outro setor que vem se destacando nesse cenário é o de intercâmbio e turismo. De acordo com a Belta (Brazilian Educational & Languade Travel Association), o mercado de intercâmbio e educação internacional vem se expandido, em média, 20% ao ano. E a CI - Central de Intercâmbio e Viagens - acompanha esse ritmo. De acordo com os planos de expansão, a empresa deve chegar até o final de 2015 com 100 lojas em todo o país. A CI termina o ano de 2014 com 90 lojas contratadas, em 63 cidades brasileiras, de 21 estados e no Distrito Federal. O investimento inicial varia entre R$ 45 mil e R$ 150 mil (contando o custo de instalação da unidade, capital de giro e taxa de franquia). O prazo de retorno financeiro não ultrapassa dois anos.

Confira agora algumas das boas opções nos segmentos citados e bons empreendimentos em 2015:

Ficha de franquia – Mr. Beer
Modelo de Negócio: Franquia Especializada em Cervejas Especiais
Investimento inicial: a partir de R$ 79 mil (quiosques de 4 a 6m2), a partir de R$ 144 mil (quiosque de 9m2), R$ 158 mil (quiosque de 12m2) a R$ 256 mil para uma loja de até 80m2 (já incluso taxa de franquia e primeiro estoque)
Faturamento médio mensal: entre R$ 33 mil (quiosques de até 4 a 6m2) e R$ 62 mil (quiosques de 12m2 e lojas de shopping ou rua)
Lucro líquido: entre 10% e 20% do faturamento.
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Taxa de franquia: R$ 15 mil (microfranquia) e R$ 35 mil (demais modelos)
Capital de giro: R$ 20 mil (quiosques) a R$ 80 mil (lojas de rua)
Royalties: 10% do valor da compra
Taxa de publicidade: 4% das compras
Área mínima/metragem: 4 metros quadrados para quiosque
Nº de funcionários necessários: 2 funcionários (quiosque) e 4 funcionários (loja)
Prazo de contrato: Cinco anos
Site: www.mrbeercervejas.com.br
E-mail: fernando.fernandes@mrbeercervejas.com.br
Telefone: (11) 9.8950-8867

Sobre a Mr. Beer

Pioneira e maior do segmento no país, a Mr. Beer é o paraíso de quem aprecia cervejas especiais. Resultado da paixão dos sócios por esse universo, a empresa entende do que todo cervejeiro gosta: experiência gastronômica. Por isso, é sinônimo de excelência em rótulos, atendimento personalizado e harmonização. São mais de 80 unidades com, aproximadamente, 400 variedades de cervejas, 70% delas importadas e mais de 100 exclusivas.
www.mrbeercervejas.com.br

Ficha de franquia – Mundo Verde
Nome da empresa: Mundo Verde
Ramo de atividade: Varejo de Produtos Naturais e para o bem-estar.
Ano de fundação da empresa: 1987
Ano de início da franquia: 1993
Número de unidades: 330 lojas
Investimento inicial: R$ 330 mil para loja de 60m² (já incluído taxa de franquia)
Taxa de franquia: R$ 65 mil
Capital de Giro: 50 mil
Royalties: 4,5% do faturamento bruto
Taxa de publicidade: 1% do faturamento bruto
Área mínima: média de 60m²
Número de funcionários: média de 5 funcionários por loja
Faturamento bruto: R$ 120 mil/mês
Lucro líquido: 13%
Prazo de retorno do investimento: 24 a 36 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Telefone: (24) 2220-6300
Site: www.mundoverde.com.br
Email: expansao@mundoverde.com.br

Sobre a rede Mundo Verde

O Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina, é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. Hoje possui, aproximadamente, 300 lojas no Brasil. A rede oferece ainda o serviço gratuito Alô Nutricionista, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações por meio do telefone 0800-022 25 28. www.mundoverde.com.br

Ficha de franquia – CI

Nome da empresa: CI - Central de Intercâmbio e Viagens
Ramo de atividade: Educação internacional e turismo jovem.
Ano de fundação da empresa: 1988
Ano de início da franquia: 1992
Número de unidades: 90 lojas contratadas
Investimento inicial: de R$ 50 mil à R$ 150 mil (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro)
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$40 mil
Royalties: N/A – aplicamos comissionamento por produtos vendidos
Taxa de publicidade: até 1% sobre faturamento bruto da franquia
Área mínima: Tamanhos diferentes conforme o tamanho e potencial do território, mínimo de 12m²
Número de funcionários: 3 (sem contar os franqueados)
Faturamento bruto: média de R$ 250 mil à R$ 350 mil
Lucro líquido: aproximadamente 12% sobre o faturamento
Prazo de retorno do investimento: Em média 24 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Site: http://www.ci.com.br/seja-uma-franquia-ci
Email: expansao@ci.com.br

Sobre a CI

A CI – Central de Intercâmbio e Viagens – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 26 anos de história, a agência já expandiu para 21 estados brasileiros, com mais de 70 unidades e também já embarcou mais de meio milhão de clientes. Só em 2013, a empresa foi responsável por mais de 70 mil embarques para o exterior. A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para lazer, estudo ou trabalho. Cerca de 700 profissionais treinados atuam na área para desenvolver roteiros personalizados e para dar toda a orientação e suporte necessários para quem vai fazer um intercâmbio ou viajar. High School, Intercâmbio Teen, Cursos de Idiomas e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. O trabalho desenvolvido pela CI fez com que ela fosse eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil.
http://www.ci.com.br/
Fonte: Maxpress
Tags: Independência profissional, Franquias, Negócio próprio, Investimento, Franchising
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