Terça-feira, 09 de Dezembro de 2014
Lições para o comércio acertar na Black Friday 2015 Lições para o comércio acertar na Black Friday 2015
Sucesso indiscutível nos Estados Unidos e em diversos países da Europa, a Black Friday, data criada pelo varejo para grande ação promocional de vendas, parece ainda não ter caído na preferência dos consumidores brasileiros.Estudo realizado por meio de parceria entre a Officina Sophia Retail, empresa de pesquisa da holding HSR especializada em varejo e comportamento de compra, e o painel de pesquisas eCGlobal Solutions, revelou que 44% dos entrevistados pesquisaram produtos, mas não compraram nada.Outros 42% afirmaram que compraram e apenas 14% nem pesquisaram e compraram.

Aqueles que não aproveitaram a Black Friday indicaram os principais motivos para não concretizar a compra. Nesse segmento da amostra, 58% não perceberam vantagem no valor do desconto para o produto desejado. Já 30% alegaram que o produto de interesse não entrou na promoção.

Com relação a Black Friday em outros anos, Valéria Rodrigues, presidente da Officina Sophia Retail comenta: “Do total de entrevistados, percebe-se um aumento pelo interesse de compra. Para se ter uma ideia, de 2012 para 2013 triplicou-se as vendas no público entrevistado, mas a pesquisa demonstra que ainda temos muito para desenvolver, pois 52% dos respondentes afirmaram que nunca compraram na data”.

Segunda ela, a maior procura é pelas lojas online, mas as lojas físicas também demonstram um bom aproveitamento. Do universo pesquisado 67% das vendas foram realizadas no online e 33% nas lojas físicas.

Outros dados apurados envolvem as promoções e divulgação da data. De acordo com a pesquisa, 48% entendem que as promoções estavam iguais aos anos anteriores. Em se tratando da divulgação, 51% acreditam que a divulgação foi melhor do que em outros anos, sendo que 77% tiveram conhecimento da data por anúncios na internet. O e-mail marketing das lojas alcançaram 69% e anúncios na TV alertaram 67%.

A pesquisa foi realizada com 700 pessoas, que responderam questionário online, entre 29 de novembro e 2 de dezembro de 2014.

Sobre a Officina Sophia Retail

A Officina Sophia Retail é uma empresa de pesquisa especialista em varejo e comportamento de compra, que oferece estudos customizados com foco em estratégias de varejo e ações do ponto de venda. A empresa – presidida por Valéria Rodrigues – é formada por profissionais com mais de 20 anos de experiência em varejo. As análises são realizadas pela Officina Sophia Retail com base na própria dinâmica do varejo e em três grandes áreas de investigação: o ambiente competitivo (posicionamento e imagem de marca, eficácia de comunicação, potencial e dimensionamento de mercado e cenário competitivo); a operação (estratégia para produto, preço, planograma, promoção e material POP; hot spots; pricing e elasticidade de preço); e o shopper (segmentação, hábitos e atitudes, missões de compra, hierarquia de decisão de compra, etnografia no PDV, satisfação e lealdade). É com esse olhar que a equipe da Officina Sophia Retail pensa em soluções qualitativas e quantitativas com o objetivo de levar ao varejo informações que permitam maior agilidade e assertividade na busca por uma operação rentável.
Fonte: Maxpress
Tags: Comércio, Black friday 2015, Lições, Vendas, Promoções
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
veículos ipi natal indústria ecommerce inadimplência comércio faturamento comércio eletrônico shoppings crédito franquias supermercados e-commerce varejo preços economia vendas são paulo consumo

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront