Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2014
8 tipos de franquias que são tendência para 2015 8 tipos de franquias que são tendência para 2015
São Paulo – Investir em uma franquia é uma maneira de realizar o sonho de ser dono do próprio negócio e uma oportunidade para multiplicar o capital que está parado. A expectativa para 2015 no mercado de franquias é de relativo otimismo.

Para Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a expectativa para o ano que vem é de um crescimento entre 5,5% a 7% do mercado de franquias. No caso de número de unidades, a estimativa é de um aumento de 7,5% a 8,5%. “É um número bastante forte por conta das aberturas de novos shoppings programados para o ano que vem. O número de lojas de ruas também começou a crescer, principalmente nas cidades do interior”, explica.

Com a ajuda de Luis Henrique Stockler, sócio-diretor da ba}Stockler, Marcus Rizzo, sócio da consultoria Rizzo Franchise, Adir Ribeiro, presidente e fundador da Praxis Business, Lyana Bittencourt, diretora do Grupo Bittencourt, e André Friedheim, sócio da Francap, EXAME.com reuniu as tendências do mercado de franquias do ano que vem.

1. Alimentação saudável

A constante busca por uma alimentação mais equilibrada e saudável tem impulsionado o mercado de negócios e franquias. Uma pesquisa nacional, feita pela Fiesp com o Ibope, mostrou que quase 70% dos brasileiros estão acostumados a ler rótulos de alimentos e 32% fazem escolhas com base nos nutrientes que vão ingerir. Hoje, muitos consumidores desejam manter uma alimentação saudável mesmo fora de casa e franquias desse ramo têm espaço para expandir.

2. Especializadas em delivery

Franquias especializadas em delivery podem crescer ainda mais no ano que vem. Segundo um levantamento feito pela Rizzo Franchise, 601 franquias de fast food adotam o delivery em suas operações e no primeiro semestre desse ano faturaram 383,4 milhões de reais, um crescimento de 9,3% em relação ao ano passado. Comodidade, fuga do trânsito e segurança são alguns fatores que podem privilegiar negócios desse setor.

3. Microfranquias de serviço

Cada vez mais, as pessoas querem ter acesso a serviços rápidos e de conveniência. Por isso, a demanda por franquias que oferecem serviços de reparos e reformas domiciliares, de jardinagem, limpeza em casas e escritórios, só deve aumentar. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os dados do setor em relação ao ano passado mostram que as microfranquias contribuíram bastante para o aumento do número de marcas novas no mercado.

4. Beleza

O perfil do consumidor que busca clínicas especializadas para tratamentos estéticos mudou um pouco. Hoje, tanto a mulher quanto o homem estão se preocupando mais com esses cuidados e isso também mostra a força das franquias focadas em cosméticos. Segundo dados da ABF, o segmento de beleza foi um dos que mais cresceu no ano passado e teve uma ampliação de faturamento de 23,9%.

5. Fitness

Hoje, existem redes de franquias de academias para vários nichos como mulheres e idosos. De acordo com o Sebrae, mais de 1,6 mil academias são abertas ao ano e o Brasil só perde para os Estados Unidos em quantidade de academias. Para o ano que vem, os especialistas acreditam que a busca por um estilo de vida mais saudável continuará alimentando a expansão desse segmento.

6. Serviços para idosos

Negócios ligados a cuidados para a terceira idade têm tudo para crescer ainda mais. A população está envelhecendo e a demanda por serviços especializados também. Neste segmento, as redes de cuidadores são um exemplo.

7. Produtos naturais

Também de olho nos consumidores que se preocupam em ter uma dieta mais equilibrada e com foco na saúde, franquias especializadas no comércio de produtos naturais estão em alta e só tendem a crescer. Em agosto deste ano, por exemplo, o empresário Carlos Wizard Martins, ex-dono do Grupo Multi, anunciou a compra da Mundo Verde, rede de lojas de produtos naturais e disse que quer chegar a 650 lojas, em 2018.

8. Clínicas odontológicas

A preocupação com a estética não é limitada ao rosto ou corpo. Cada vez mais, as pessoas estão investindo em tratamentos odontológicos para cuidar da imagem. Para Stockler, as franquias de clínicas odontológicas podem ganhar destaque no ano que vem porque muitas redes estão optando pela expansão por meio do franchising.
Fonte: Exame
Tags: Franquias, Tendências, 2015, Alimentação
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
faturamento e-commerce vendas preços comércio eletrônico natal economia inadimplência franquias ecommerce supermercados crédito são paulo shoppings ipi veículos indústria consumo comércio varejo

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront