Segunda-feira, 24 de Novembro de 2014
Estoques altos devem dificultar vendas no varejo de moda Estoques altos devem dificultar vendas no varejo de moda
Os altos níveis de estoques podem atrapalhar as empresas de varejo de moda nos últimos e mais importantes meses do ano para vendas. Algumas das principais redes do Brasil reportaram retração nas vendas no terceiro trimestre deste ano e acumularam estoques de coleções antigas. As empresas agora tendem a aumentar descontos e liquidações para esvaziar as prateleiras ocupadas com peças velhas, o que deve afetar negativamente a margem bruta.

A temporada de divulgação de resultados do terceiro trimestre mostrou que, entre as grandes redes de vestuário de capital aberto, apenas a Renner teve desempenho positivo de vendas. Cia Hering, Marisa e Riachuelo tiveram resultado negativo no indicador vendas mesmas lojas, que abrange unidades abertas há mais de um ano. Com isso, as companhias entraram na temporada de alto verão, a mais importante do ano, com estoques em patamares mais elevados do que o ideal. No caso de Cia Hering, os estoques de lojas multimarcas, que compram os produtos da empresa, são a preocupação.

"Ainda teremos de conviver com algum excesso de estoque de coleções", disse Márcio Goldfarb, presidente da Marisa, ao comentar o desempenho da empresa no terceiro trimestre. As vendas mesmas lojas da companhia caíram 1,5% ante igual período do ano anterior. Goldfarb reconheceu falhas na concepção da coleção e na alocação de produtos pela companhia.

Embora a empresa tenha dito que novas coleções tiveram melhor desempenho, a evolução nas vendas e na rentabilidade deve ser "gradual", segundo o diretor de Vendas Arquimedes Salles, porque será preciso limpar os estoques antigos.

A necessidade de se desfazer de peças mais antigas e que não venderam também deve afetar a margem bruta da Guararapes, controladora da Riachuelo, no quarto trimestre. O diretor Financeiro Tulio Queiroz afirmou que a empresa trabalha com a perspectiva de margem bruta estável no quarto trimestre de 2014, na comparação com igual período do ano anterior, embora acredite que o desempenho de vendas vai ser melhor. A Guararapes disse esperar que as vendas mesmas lojas voltem a território positivo neste final de ano, depois de retração de 2,7% entre julho e setembro, na comparação com os mesmos meses de 2013.

Preocupada com o acúmulo de peças antigas na rede, a Cia Hering havia promovido uma "limpeza" dos estoques de suas lojas e franquias no segundo trimestre, intensificando promoções. Apesar disso, uma parte relevante das vendas da companhia é feita para lojistas multimarcas, os quais ainda têm problemas. "O canal multimarcas ainda está tentando digerir os problemas que enfrentamos no segundo trimestre, em razão da queda de vendas na Copa do Mundo", explicou Frederico Oldani, diretor Financeiro e de Relações com investidores.

O Bank of America Merrill Lynch considerou ainda em relatório que, mesmo após a limpeza de estoques, os franqueados da Cia Hering podem investir menos. "Um cenário de consumo difícil e altas taxas de juros deve limitar o desejo dos franqueados de tomarem risco com estoques", escreveram em relatório os analistas Melissa Byun, Robert E. Ford Aguilar, Nicole Inui e Vinicius Saraiva.
Fonte: Agência Estado
Tags: Estoques, Vendas, Varejo, Moda, Dificuldade, Vestuário
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
supermercados consumo comércio eletrônico varejo ipi inadimplência crédito natal e-commerce economia faturamento ecommerce franquias comércio indústria preços vendas são paulo shoppings veículos

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront