Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014
Franquias faturam com falta de água em São Paulo Franquias faturam com falta de água em São Paulo
São Paulo – Quase nove em cada dez paulistanos já esperam ficar sem água por longos períodos nos próximos meses. Segundo uma pesquisa feita pelo Datafolha, é a primeira vez que mais da metade da população de São Paulo enfrenta falta de água pelo menos uma vez no último mês.

Nesta semana, o nível de armazenamento do Sistema Cantareira bateu mais um recorde negativo, com apenas 3,2%, fazendo com que a Sabesp ampliasse o bônus na conta de água para os consumidores que economizassem ainda mais nos próximos meses.

Se a situação da água é péssima, para algumas franquias pode ser o momento de oportunidade. É o caso da rede de lavanderias 5àsec. Segundo Sérgio de Souza Carvalho Jr., diretor de marketing, TI e SAC da companhia, o faturamento das unidades em algumas regiões de São Paulo já cresceu até 18%. “As lojas das zonas sul e norte, principalmente, estão evidenciando isso”, diz Carvalho.

Para economizar água em casa, mais gente está escolhendo levar as roupas para lavar na lavanderia. “A gente percebeu uma mudança cultural também sobre o tipo de roupa que as pessoas estão trazendo. Muitas empresas liberaram os funcionários de trabalhar com roupa social e a gente percebeu aumento de peças do dia a dia, como calça jeans, camiseta e roupas de criança”, explica o executivo.

Com a economia na conta de água, os consumidores acabam gastando um pouco mais para recorrer ao serviço das franquias. Segundo Carvalho, a rede também está incentivando as franquias a economizaram, dando preferência para a lavagem a seco, feita apenas com produtos químicos, sem água.

Para o consumidor, o preço do serviço é padronizado por peças e não por tipo de lavagem. “As nossas máquinas economizam 80 litros de água por lavagem na comparação com o equipamento doméstico. Se você gasta 180 litros de água para lavar em casa, a gente gasta 100 litros. Quando fazemos a limpeza das peças no sistema a seco não utilizamos água e há uma economia ainda maior do recurso”, diz.

Outra rede que identificou uma oportunidade na seca foi a DryWash, de lavagem de carros. A empresa investiu 2 milhões de reais para tornar a lavagem a seco mais acessível e antecipou planos de ir para o varejo, previstos só para o próximo ano.

“A gente tem sentido um aumento significativo na procura de novos empreendedores para montar franquia ou operações independentes. Isso tem aumentado muito desde o início do ano, mas deu um salto nos últimos dois meses”, conta Lito Rodriguez, sócio fundador da DryWash.

Desde 2011, a empresa trabalha com uma estratégia multicanais, levando os produtos para lavagem direto ao consumidor. “A gente antecipou alguns investimentos de 2015. Não estávamos programando ir para o grande varejo, mas antecipamos e fechamos uma parceria com o Walmart para disponibilizar os produtos nos próximos 15 ou 20 dias”, diz Rodriguez.

Para consolidar o projeto e aproveitar a demanda que pode aumentar nos próximos meses, a rede investiu 250 mil reais nesta iniciativa.

O sistema usado pela empresa é considerado pioneiro no mercado e economiza até 300 litros de água por carro lavado. A empresa projeta um crescimento de 30% no faturamento neste ano, mas não divulga os valores em reais.
Fonte: Exame
Tags: Franquias, Faturamento, Falta de água, São paulo
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
e-commerce são paulo ipi natal supermercados comércio eletrônico veículos preços varejo franquias vendas faturamento economia inadimplência indústria shoppings comércio crédito ecommerce consumo

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront