Sexta-feira, 17 de Outubro de 2014
Mercado de franquias deve crescer 10% em 2014 Mercado de franquias deve crescer 10% em 2014
Empreender é uma opção cada vez mais acessível, seja para dar uma virada na carreira profissional, como para aumentar a renda familiar. Contudo, é fato que muitos brasileiros almejam seguir por este caminho, mas poucos concretizam a ideia. Segundo pesquisa da Endeavor, 76% dos brasileiros querem ser donos do próprio negócio. A segunda maior taxa do mundo, perdendo apenas para a Turquia, com 82%. Mas apenas 19% têm planos concretos de empreender nos próximos cinco anos.

Com 2015 chegando, quem sabe não chegou a hora de investir neste sonho? No entanto, para escolher o negócio certo, o futuro empreendedor deve ter muito planejamento e alguns cuidados essenciais. Pesquisar muito para identificar qual projeto que está mais alinhado ao seu perfil, estudar sobre o mercado e as necessidades do segmento em que deseja empreender, ter conhecimentos jurídicos e administrativos básicos, saber se o valor e o tipo de investimento cabem no seu bolso e o tempo necessário para obtenção do retorno financeiro são alguns deles.

Nesse sentido, adquirir uma franquia pode ser uma boa opção. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do mercado de franquias do Brasil pode chegar a R$ 27 bilhões no segundo trimestre de 2014, uma alta de até 9% se comparado com o mesmo período do ano passado. Para este ano, a expectativa é crescer 10% em faturamento, 8% em novas redes e 9% em novas unidades.

Com a estabilização da economia brasileira, um segmento específico segue um ritmo constante de crescimento, o setor de intercâmbio. De acordo com a Belta (Brazilian Educational & Languade Travel Association), o mercado de intercâmbio e educação internacional vem se expandido, em média, 20% ao ano. A CI - Central de Intercâmbio e Viagens - acompanha esse ritmo.

O diretor de vendas da CI, Jan Wrede, explica que para escolher a franquia mais adequada, a pessoa deve estar atenta às características do empreendimento e, sobretudo, a sua idoneidade. “Em alguns casos, o negócio possibilita certa independência para o gestor, mas é mais arriscado. No caso da CI, por exemplo, os riscos são baixos, mas é necessário que o empreendedor siga fielmente as regras estabelecidas pela marca”, explica do diretor de vendas. Segundo Wrede, a vantagem de ser um franqueado da CI é que a empresa presta auxílio não só no momento da abertura da franquia, mas também no momento de administrá-la. “O investimento inicial varia, em média entre R$45 mil e R$150 mil (contando o custo de instalação da unidade, capital de giro e taxa de franquia). O prazo de retorno financeiro não ultrapassa dois anos e meio”, explica o diretor.

Dario Orsini abriu a primeira franquia da CI há 16 anos. Atualmente, possui quatro lojas CI na região do Grande ABC, no estado de São Paulo. “A vantagem de ser um franqueado da CI é que a empresa tem o know-how na área, oferece todo o suporte necessário para o franqueado, e ainda, junto aos fornecedores, consegue as melhores condições de negócio”, revela o franqueado. Segundo Wrede, a empresa ainda fornece treinamento contínuo e uma marca que representa tradição neste mercado.

E os planos de expansão da rede são audaciosos e contemplam cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. “O mercado de intercâmbio continua em crescimento porque a educação internacional já faz parte dos planos de brasileiros de diferentes classes sociais. Hoje, são 76 lojas abertas e mais seis que serão inauguradas até o fim do ano. Em 2015, pretendemos chegar a 100 unidades”, destaca o diretor de vendas da CI. E para investir, o empreendedor não tem apenas uma opção de modelo de franquia. “Ele pode abrir uma franquia convencional, como também pode escolher uma microfranquia ou apenas trabalhar em parceria com a CI. Isso depende do recurso que a pessoa tem disponível”, finaliza Wrede.
Fonte: Maxpress
Tags: Franquias, Crescimento
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