Quinta-feira, 25 de Setembro de 2014
Prepare-se para vender mais no Dia das Crianças Prepare-se para vender mais no Dia das Crianças
Porto Alegre - As datas comemorativas podem ser excelentes oportunidades para o aumento das vendas, desde que seja uma estratégia da empresa e que haja planejamento. No dia 12 de outubro comemora-se o Dia da Criança, uma das cinco melhores datas para o varejo brasileiro em volume de vendas. As lojas que ainda não se prepararam para receber pais, tios, padrinhos e também as crianças, que vão pessoalmente escolher o seus presentes, ainda há tempo para se prepararem.

Segundo o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, o ideal é que o empreendedor se organize com bastante antecedência, planejando ações que levem em consideração todas as datas comemorativas que possuem impacto no comércio varejista. “Realizar um planejamento anual faz toda a diferença, mas para aqueles que ainda não sabem como irão atuar para faturar mais no 12 de outubro, saber agradar a clientela é um bom começo”.

A técnica do SEBRAE/RS Roselaine Monteiro Moraes sugere algumas dicas simples que podem estimular as vendas. “Um exemplo é criar um ambiente convidativo com foco nos ‘pimpolhos’ - Carrocinha de pipoca, guloseimas, balões coloridos, espaço na loja para desenhos e pinturas, tatuagens infantis. Todas essas atrações chamam a atenção das crianças e tornam-se diferenciais na hora de escolher o estabelecimento para realizar as compras”, justifica. Para atrair ainda mais os pequenos, é interessante que a equipe de vendas esteja usando uniformes lúdicos como boné colorido, avental ou camiseta.

Outra sugestão é colocar adesivos antiderrapantes no chão com desafios lúdicos como, por exemplo, jogos de tabuleiro, caça ao tesouro, amarelinha, trilhas que estimulem a curiosidade. Segundo a técnica, esta é uma forma de fazer, também, o cliente conhecer a loja inteira e o que ela tem para oferecer. “Basta ser criativo e lembrar: quem paga são os adultos, mas as crianças, em grande parte, são as decisoras finais da compra”, alerta.

Empresa de Santo Ângelo aproveita a data para vender mais

A empresa Artelândia Magia do Sonho, de Santo Ângelo, sempre realiza alguma atividade diferente para chamar a atenção dos clientes no Dia da Criança. Segundo a proprietária, Carmen Luisa Callegaro, ano passado alugaram uma máquina de crepe e foi o maior sucesso. “Este ano, estamos prevendo distribuir picolés e balões que formam figuras de animais, flores, entre outros desenhos infantis”, adianta a empreendedora.

De acordo com Carmen, é de costume da loja fazer algo especial em todas as datas comemorativas com o objetivo de alavancar ainda mais as vendas. “No Dia da Criança, por exemplo, conseguimos um incremento de, aproximadamente, 20% em relação aos meses anteriores. Este percentual, que já foi maior em outros anos, vem diminuindo, segundo a empresária, pelo aumento da concorrência. “Antigamente existiam três lojas de brinquedo e confecção infantil no município, hoje são mais de dez. Por isso é tão importante se diferenciar”, conclui Carmen.

Seguem abaixo outras dicas que podem ajudar o empreendedor a vender mais no Dia da Criança:

- Mantenha o cadastro dos clientes atualizado (nome, telefone, e-mail);
- Avise o cliente (pode ser e-mail marketing; mensagem SMS, Rede Social) que a loja está pronta para recebê-lo e ofereça dicas de presentes;
- Promova sorteios de brindes: jogos, livros, caça-palavras, cubo mágico. Dê preferência para brindes educativos;
- Faça algo para que o cliente lembre-se de que outras datas comemorativas estão por vir;
- Busque vendas futuras. Não foque somente no “aqui e agora”;
- Agrade os adultos pais e os adultos que não têm filhos, pois podem presentear afilhados, sobrinhos e amigos;
- Ofereça um excelente atendimento, olhe nos olhos do cliente, fale sorrindo, utilize suas experiências: ‘meu afilhado levou este produto e gostou muito’;
- Disponibilize condições atraentes de pagamento;
- Conheça o produto – muitas pessoas que não tem filhos saem a procura de presentes para crianças. E vem a pergunta: ‘o que posso dar para uma menina ou um menino com essa ou aquela característica’? O atendente deve perguntar idade da criança, quais são os seus hobbies, se gosta de ler, se é discreto, se tem brinquedos eletrônicos, ou seja, fazer perguntas que possam ajudar o adulto a fazer as escolhas;
- Estimule no atendente as vendas adicionais: Se o cliente vai levar um kit de lápis de cor, ofereça um estojo; se vai levar uma roupa ofereça uma peça adicional, um acessório, por exemplo;
- Faça um pós venda - os clientes se surpreendem ao receber uma ligação cujo objetivo é apenas perguntar se sentiu-se bem atendido e se o produto ou o serviço atenderam sua expectativa.
Fonte: Sebrae RS
Tags: Vendas, Dia das crianças
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