Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014
MG: Franquias de pequenas empresas despertam interesse de investidores MG: Franquias de pequenas empresas despertam interesse de investidores
BELO HORIZONTE - Franquias de micro e pequenas empresas mineiras estão ganhando força no mercado e chamando a atenção de investidores do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Pará. Desde 2012, das empresas lançadas no mercado pelo projeto Minas Franquia, do Sebrae Minas, 26 unidades foram vendidas.

Confiantes, empresários do projeto se preparam para inaugurar mais três empreendimentos franqueados ainda no segundo semestre deste ano.

Já participaram do projeto 39 empresas nos segmentos alimentício, serviços, comércio, indústria e comércio e tecnologia em agronegócios de Belo Horizonte, Uberlândia, Montes Claros, Varginha e Juiz de Fora. Todas elas receberam suporte do Sebrae Minas durante o processo de preparação da documentação de franquias exigida pela legislação, além de cursos e consultorias.

Entre as empresas do projeto que venderam as franquias estão: Cafeeiro e Vozzuca (Uberlândia), Kapeh (Três Pontas), Sellos Acessórios e Fruit Shake (Montes Claros), Viva Eventos (Juiz de Fora)e Açaí Mania (Poços de Caldas).

Para o empresário Marcelo Hosken, proprietário da Açaí Mania, a venda da franquia é um reconhecimento do trabalho iniciado há 4 anos, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Hoje, a empresa tem duas lojas na cidade e mais uma filial em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo

A primeira franquia da empresa já foi vendida e será inaugurada, no dia 28 de agosto, em Guaxupé. Mas o empresário quer expandir ainda mais o negócio. "Vamos trabalhar para levar a nossa marca para outras cidades. O investimento necessário para abrir a franquia é de R$ 160 mil. A previsão de faturamento é de R$ 60 mil mensais e um prazo de retorno de 18 a 24 meses", explica Marcelo.

De acordo com a analista de Acesso a Mercados e Relações Internacionais do Sebrae Minas, Alessandra Simões, a preferência dos investidores por franquias de micro e pequenas empresas, pode está relacionada às estruturações dos negócios, o know how e o custo de até R$ 300 mil. "São empresas que mesmo pequenas têm tradição no negócio e são bem sucedidas no que fazem. Isso dá segurança ao investidor que se anima ainda mais pelo custo que chega pela metade de uma grande franquia", explica a analista do Sebrae Minas.

Campeão de venda

Das 26 franqueadas abertas, 11 foram da empresa Viva Eventos. A ideia de negócio que surgiu em uma faculdade de Juiz de Fora foi expandida para Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ipatinga, Lavras, Volta Redonda, Itaperuna, Muraé, e nos próximos meses chega a Barbacena e Governador Valadares.

A empresa foi criada por cinco estudantes: Renato Filgueiras, Vitor Pedrosa, Marcelo Gonçalves, Mylliano de Carvalho Salomão e Fernando Ferreira.

Entre 2009 e 2011, eles lançaram um buffet, três espaços para eventos em Juiz de Fora, uma filial em Belo Horizonte, criaram mais dois novos braços para a empresa, um voltado para eventos empresariais e outros para grandes eventos e, por último, entraram no mercado de franchising, com a ajuda do programa Minas Franquia. A primeira franquia foi inaugurada, em 2012, no Vale do Aço. A taxa de franquia da Viva Eventos é de R$ 40 mil e o investimento total inicial é de R$ 150 mil.
Fonte: Agência SEBRAE
Tags: Franquias, Pequenas empresas, Investimento, Belo horizonte, Projeto minas franquia, Sebrae
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
ipi crédito preços indústria consumo natal e-commerce economia são paulo supermercados vendas comércio eletrônico ecommerce comércio franquias varejo veículos shoppings inadimplência faturamento

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront