Segunda-feira, 18 de Agosto de 2014
Desafios para internacionalizar franquias podem prejudicar expansão Desafios para internacionalizar franquias podem prejudicar expansão
Enquanto algumas marcas do franchising se fortalecem no mercado interno, outras, mais maduras, expandem as fronteiras e aportam em países da América Latina e nos Estados Unidos. Todavia, os desafios em manter a qualidade dos serviços e, ao mesmo tempo, expandir a atuação, atendendo aos costumes locais sem perder a identidade, são os fatores enfrentados por quem deseja internacionalizar a marca.

“Adaptar cargos e funções dos colaboradores, alterar cardápios e estar preparado para as exigências do mercado que deseja ingressar, além de avaliar detalhadamente as regras de contratos e os trâmites legais para abertura de uma unidade são questões básicas que avaliamos quando começamos a operação na Flórida”, enumera Roberto Silvestrini, diretor de expansão da Temakeria Makis Place, que tem uma unidade em Miami (Flórida/EUA).

Mudanças em cardápio para atender hábitos locais

A rede, que planeja a abertura de mais quatro unidades em solo americano até dezembro, antes de se internacionalizar, pesquisou as preferências e hábitos dos consumidores locais e, segundo o diretor, realizou mudanças-chave: “o cardápio das lojas foi modificado cerca de 25% para se adequar aos hábitos locais”, diz.

Adaptações de funções e abordagens

Considerado um mercado muito maduro e acirrado, a rede teve que adaptar também a estrutura de equipe, utilizada nas mais de cem unidades brasileiras, já que a função de operador de caixa, por exemplo, não é necessária no segmento de fast-food americano. Para o diretor, porém, “essa forma traz agilidade no atendimento ao cliente, que preza, sempre, pela rapidez”, lembra Silvestrini.

Até mesmo a abordagem realizada com o cliente teve que ser adaptada. “Ao contrário do Brasil, onde a abordagem pessoal e intimista é comum, em alguns locais, o cliente não está acostumado com a ‘intimidade’ e prefere ser tratado de uma forma mais ‘profissional’ e menos pessoal”, conclui Silvestrini.
Fonte: Portal Administradores
Tags: Internacionalização, Franquias, Expansão, Franchising
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