Sexta-feira, 15 de Agosto de 2014
Participação dos importados no consumo bate recorde no 2° trimestre Participação dos importados no consumo bate recorde no 2° trimestre
Os brasileiros estão consumindo mais importados do que nunca: a participação dos produtos estrangeiros no consumo nacional atingiu 21,8% no segundo trimestre deste ano e bateu novo recorde, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira (14) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O número do primeiro trimestre, que antes estava em 22,5%, foi revisado para 21,7% pela entidade. A série histórica da CNI tem início em 2007.
"A tendência, embora venha perdendo força, é de que continue crescendo a participação dos importados. Ela cresceu muito pouco em relação ao primeiro trimestre. Pode ser um sinal de que vai perdendo fôlego", declarou Renato da Fonseca, economista da entidade.

Já o chamado coeficiente de exportação da indústria, que mede a importância das vendas externas no valor da produção da indústria, ficou em 19,2% no segundo trimestre de 2014 - pouco acima dos 19,1% (número revisado) registrados no primeiro trimestre deste ano. Trata-se do maior patamar desde o terceiro trimestre de 2009 (19,7%). "Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, houve aumento de 0,5 ponto percentual", acrescentou a CNI.
Na indústria de transformação, ainda de acordo com a entidade, o "coeficiente" de exportação não registra mudança pelo terceiro trimestre consecutivo (15,5%). "Quanto ao coeficiente de penetração de importações, o indicador atinge 20,3% e mantém trajetória de alta", acrescentou a Confederação Nacional da Indústria.

De acordo com a entidade, os coeficientes de importação e exportação são apresentados como dados anuais, estimados trimestralmente, a partir de estatísticas de produção do IBGE e de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os coeficientes de abertura comercial são elaborados em parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex).
Fonte: G1
Tags: Importados, Consumo, Economia, Indústria
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
crédito inadimplência shoppings economia veículos consumo faturamento supermercados comércio vendas são paulo indústria ipi varejo e-commerce franquias comércio eletrônico preços ecommerce natal

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront