Terça-feira, 12 de Agosto de 2014
Como funciona o serviço de apoio ao franqueado Como funciona o serviço de apoio ao franqueado
As franqueadoras estão enxergando, cada vez mais, seus franqueados como parceiros de valor. E como a experiência deles no dia a dia da operação das unidades pode contribuir no processo de gestão e o sucesso da rede.

Isso faz com que as franqueadoras busquem aperfeiçoar seus processos de comunicação para estreitar o relacionamento com tais parceiros. Uma das ferramentas de suporte que contribui para isso é o Serviço de Apoio ao Franqueado (SAF).

O SAF utiliza ferramentas para controlar demandas da rede, permitindo às franqueadoras sistematizar determinadas respostas, controlar prazos de atendimento e oferecer um canal aberto para os franqueados para atendimento de demandas pontuais.

Neste caso, o atendimento é centralizado no SAF e direcionado aos agentes de solução, responsáveis por encaminhar e acompanhar a demanda até a solução no prazo acordado. A partir do recebimento da solicitação no SAF, o franqueado estará ciente do prazo em que terá um retorno da franqueadora, o que contribui para a transparência no relacionamento entre ambos e evita futuros conflitos.

Existem ainda outras vantagens de se ter um canal como o SAF. Entre elas estão: oferecer soluções rápidas para demandas recorrentes, atender o franqueado com prazos previamente acordados, ter mesma tratativa para demandas iguais, bem como identificar dificuldades sistêmicas – dando a elas tratamento adequado – e detectar oportunidades de melhorias para a rede.

Com isso, ao longo do tempo espera-se que as ocorrências mais frequentes sobre dúvidas e pedidos de informações diminuam e passem a fazer parte dos manuais e práticas da franqueadora. As soluções tornam-se padronizadas e os franqueados conseguem ter a percepção do profissionalismo empregado pela franqueadora no suporte à rede.

Sendo a premissa do franchising a transmissão de know-how e melhores práticas, instituir um sistema capaz de gerenciar e compartilhar as informações que circulam na rede de franquias de forma padronizada pode trazer melhorias significativas na relação franqueador e franqueado e propiciar um crescimento mais sustentável para a rede como um todo.

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt.
Fonte: Exame - Lyana Bittencourt
Tags: Apoio ao franqueado, Franquias, Franchising
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
veículos crédito supermercados preços shoppings economia comércio são paulo comércio eletrônico ipi natal consumo ecommerce franquias faturamento e-commerce vendas indústria inadimplência varejo

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront