Sexta-feira, 08 de Agosto de 2014
Varejo se prepara para Internet das Coisas Varejo se prepara para Internet das Coisas
Dentro do universo amplo da Internet das Coisas, nova tendência de Tecnologia da Informação, não faltam oportunidades de soluções para o varejo. O conceito é objeto de estudo, pesquisa e desenvolvimento de muitos profissionais e empresas, que viram na ideia um mercado com grande potencial de exploração. A Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês para Internet of Things), é a possibilidade de criar comunicação entre objetos por rádio frequência (RFID), podendo estar conectados à internet, como explica o diretor da Zebra Technologies Brasil, Pedro Goyn. "IoT significa conectar todo os componentes de uma solução sem contato humano".

No Brasil, a expectativa é que US$ 2 bilhões girem em torno da IoT somente neste ano, conforme cálculos da consultoria IDC. Entre as soluções desse mercado estão, por exemplo, os eletrodomésticos chamados inteligentes, que têm acesso à internet e aplicativos personalizados.

No varejo, a tecnologia aparece como ferramenta para otimizar processos e, também, oferecer experiências diferenciadas para os clientes, como cita Goyn."A Internet das Coisas no varejo traz agilidade, automação, redução de custo e melhoria de processos".

Na parte operacional, a Zebra Technologies oferece, por exemplo, soluções para impressoras, como o Link-OS, plataforma que facilita a integração e gestão das máquinas à distância. Na mesma linha, a empresa desenvolve impressoras móveis, que permitem a impressão de etiquetas dos produtos na própria gôndola, além de manter o contato com o backoffice. E, ainda, uma linha de soluções para imprimir e codificar etiquetas RFID, utilizadas no varejo para controlar produtos de valor agregado maior, como explica o sales engineer manager da Zebra, Tharis Nishida. "Se comparar com o código barras convencional, a RFID traz maior agilidade para o estoque e inventário, além de permitir o rastreamento".

Soluções de experiência

A Internet das Coisas também entra no varejo físico como oportunidade de concorrer com as experiências e personalizações de serviços oferecidas no comércio eletrônico. A Cisco tem trabalho nesse sentido, como explica o gerente de vendas, Eduardo Frade. "A Cisco tem ajudado a trazer elementos do comércio eletrônico para a loja física para que ela tenha essa interação com o cliente e que o estabelecimento possa se aproximar um pouco do relacionamento que o consumidor tem quando compra online", indica.

O cliente pode, por exemplo, ao entrar em uma loja, receber automaticamente no smartphone conectado ao wi-fi local uma mensagem personalizada de boas vindas do próprio estabelecimento. A loja tem espaço para criar um atendimento diferenciado, enviando dicas, promoções e demais informações que possam ajudar o cliente na escolha dos produtos.

A Internet das Coisas no varejo ainda oferece outras soluções, como monitorar o tempo de permanência do cliente na loja, as gôndolas visitadas, quantas vezes ele retorna, dentre outros, indica Frade. “Você passa a ter recursos de compra online dentro da loja física. Ter elementos de tecnologia que ajudam a entender como fazer a disposição dos produtos na loja. Tem, por exemplo, o advento das câmeras de reconhecimento facial. O cliente entra na loja, olha na gôndola virtual que seria adaptada com TV e câmera para reconhecer se é homem ou mulher e, eventualmente, o display é trocado, sugerindo produtos baseados no gênero da pessoa”, exemplifica.

Outra solução da empresa é o suporte remoto de especialistas aos compradores, por meio de um dispositivo de telepresença. O equipamento ajuda o cliente em qualquer local da loja, sem que um funcionário precise se deslocar, atendendo à necessidade do consumidor no momento exato. A tecnologia, além de agilizar o atendimento, promove uma experiência atraente ao comprador.

A Internet das Coisas facilita ainda a prova, por exemplo, de roupas. A Cisco criou um espelho virtual onde o consumidor experimenta os itens sem precisar tirar e colocar as peças no corpo, utilizando apenas recursos eletrônicos. A interatividade criada torna a compra mais divertida e prática.

Internet das Coisas no Brasil

No Brasil, o potencial desse tipo de tecnologia chamou a atenção dos varejistas que, de acordo com Eduardo Frade, estão se preparando para usufruir das soluções. “Os varejistas estão entendendo que a Internet das Coisas é um valor. Por enquanto, o empresário está buscando ter alguns fatos concretos para se convencer do investimento que precisa ser feito. Ele estuda quais são os ganhos que terá no curto e médio prazos, tentando buscar um modelo financeiro que justifique a aplicação”, indica o gerente de vendas da Cisco.

De acordo com ele, é difícil estipular em números o real retorno dessa tecnologia no negócio e, por isso, a presença das soluções ainda não está evidente no mercado brasileiro. Ainda assim, Frade ressalta que os varejistas estão se preparando, a começar pela infraestrutura técnica necessária de rede wireless para, posteriormente, aplicar as soluções no negócio.

“O varejo está muito atento a isso e sabe que é um caminho sem volta. Essa visão de integração do negócio é fundamental em um momento em que o e-commerce no Brasil tem crescido na casa dos 30%”, analisa.
Fonte: Decision Report - Fecomércio-SP
Tags: Varejo, Internet das coisas, Tendência
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
e-commerce ecommerce comércio varejo comércio eletrônico vendas shoppings consumo franquias veículos supermercados economia faturamento indústria preços são paulo ipi crédito inadimplência natal

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront