Número de franquias coloca Campinas entre as 10 mais bem-sucedidas no Brasil

Investir em franquias em Campinas (SP) tem sido um caminho para sair da crise ou mudar de carreira. De acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), Campinas é a única entre as dez cidades que possuem mais unidades de franquias no país que não é uma capital.

O levantamento, feito em 2016, mostra o município campineiro em 7º lugar nesse ranking, com índice de participação de 1,6% na distribuição de unidades de franquias [lojas] no Brasil. A cidade concentra um total de 1.301 unidades.
“O mercado do interior, em especial do interior de São Paulo, é extremamente rico e promissor. […] Existem estudos que os negócios independentes que abrem, fecham em menos de cinco anos. E franquias, que já têm estrutura, que estão mais bem formatados, duram muito mais”, ressalta o diretor regional da ABF, Ricardo José Alves em entrevista concedida à EPTV, afiliada da Tv Globo.

Campinas sobrevive à crise

De acordo com o levantamento, Campinas manteve, em 2015 e 2016, o índice de participação de 1,6% na distribuição de unidades pelo Brasil. Considerando os dois anos, a cidade superou o desempenho de Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Recife (PE), que tiveram queda nesse índice.

Aliás, todas as seis cidades acima da metrópole campineira no ranking – na ordem, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília (DF), Belo Horizonte, Curitiba (PR) e Salvador (BA) – também registraram queda em relação aos dois anos. Campinas foi a única das 10 que conseguiu manter o desempenho, apesar da grave crise na economia e política brasileiras.

Considerando números absolutos, de 2015 para 2016, Campinas passou de 366 redes de franquia [marcas franqueadoras] para 362. No entanto, registrou aumento de 3% no número de unidades. Cresceu de 1.263 para 1.301.

Onde investir?

Cinco segmentos de negócios se destacam em Campinas atualmente quando se trata de franquias. Em primeiro lugar, alimentação concentra 40% das unidades da cidade, segundo o balanço da ABF de 2016.

Em seguida, o segmento saúde, beleza e bem-estar aparece com 14% de participação. Bem perto, com 13%, estão as franquias de moda. Serviços educacionais têm 9% de participação e casa e construção, 5%.

Brasil bem colocado

No Brasil, ao todo, são 142.593 unidades de franquias e o país é o quarto em número de redes de franquia. Com 3.039 redes em operação, fica atrás apenas da China, Coréia do Sul e EUA, segundo o balanço de 2016 da ABF.

Os segmentos que tiveram mais crescimento no país, entre 2015 e 2016, são: saúde, beleza e bem-estar (15,5%); serviços automotivos (11,6%); moda (10,4%); e alimentação (8,8%).

Busca por negócio seguro

Alves destaca que investir em uma franquia garante ao empreendedor uma segurança pois o produto escolhido se enquadra em um padrão e o investimento é mais garantido. Principalmente se se tratar de um profissional com dificuldade para se inserir no mercado.

“Pessoas principalmente que já estão em uma idade um pouco mais avançada, que ficam com o mercado de trabalho mais fechado, mais difícil de conseguir uma recolocação, ela começa a enxergar o mercado de franquias como uma opção de negócio, e um negócio menos arriscado”.

Fonte: G1

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist