Sexta-feira, 07 de Abril de 2017
Ibevar: impacto da liberação de FGTS nas vendas do varejo deve ser pequeno Ibevar: impacto da liberação de FGTS nas vendas do varejo deve ser pequeno
A liberação de saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve ter baixo impacto nas vendas do varejo, na avaliação do presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar), Claudio Felisoni de Angelo. “A maior parte das liberações é de valores pequenos, os quais tendem a ser direcionados para o pagamento de dívidas”, conclui.

O pesquisador considerou que tem sido forte o ritmo de promoções no varejo buscando atrair consumidores que resgataram recursos do fundo. “As promoções estão acontecendo de maneira mais intensa. Onde falta o pão, todos brigam”, disse.

As perspectivas para o varejo apresentadas em pesquisa do Ibevar e do Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/Fia) não são positivas. O estudo prevê que a queda real nas vendas do varejo ampliado em 2017 possa chegar a até 7% em 2017 na comparação com 2016. Apenas no segundo trimestre é esperado um recuo de até 5,7% ante o mesmo período do ano passado.

A pesquisa detectou ainda que tem se mantido elevado o comprometimento da renda dos consumidores com dívidas assumidas no passado. Segundo o estudo, baseado em entrevistas com consumidores na cidade de São Paulo, as pessoas dizem ter em média 22,5% do orçamento familiar comprometido com financiamentos e crediários feitos no passado, alta de 0,5 ponto porcentual ante 2016.

O estudo aponta leve redução no comprometimento da renda com gastos de alimentação e transporte. Com isso, a fatia do orçamento que as pessoas declaram “sobrar” para compras chega a 7,8% na pesquisa sobre intenção de consumo no segundo trimestre de 2017, valor superior aos 5,9% de 2016.
Fonte: Estadão Conteúdo
Tags: Ibevar, Liberação de fgts, Vendas, Varejo
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
consumo vendas e-commerce ipi indústria inadimplência são paulo natal preços faturamento economia comércio comércio eletrônico crédito franquias veículos supermercados ecommerce shoppings varejo

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront