Sexta-feira, 11 de Novembro de 2016
Varejo se enfraqueceu nos últimos três meses, revela IBGE Varejo se enfraqueceu nos últimos três meses, revela IBGE
As vendas no varejo completaram três meses de quedas em setembro ante agosto, acumulando uma perda de 2,4% no período, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O varejo se enfraqueceu nos últimos três meses”, declarou Isabella Nunes, gerente na Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

As vendas no varejo caíram 1,7% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre de 2016. Já o varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, teve retração de 2,7% no mesmo período. “O varejo acentua o ritmo de queda”, observou Isabella.

No mês de setembro, a retração nas vendas foi de 1,0% ante agosto.

“Essa perda é generalizada entre as atividades, mas foi impulsionada por supermercados, seguida por móveis e eletrodomésticos”, apontou Isabella.

As vendas dos supermercados recuaram 1,4% em setembro ante agosto, enquanto o volume vendido por móveis e eletrodomésticos caiu 2,1%.

Segundo Isabella, o movimento é reflexo da deterioração no mercado de trabalho, especialmente do recuo na massa de salários pagos aos trabalhadores ocupados. “Isso traz impacto direto sobre o consumo das famílias”, afirmou a pesquisadora.

Outro empecilho às compras é a inflação, especialmente os aumentos acumulados nos preços dos alimentos consumidos no domicílio, lembrou a gerente do IBGE.

“Na verdade, o supermercado é o termômetro do mercado varejista.

Principalmente porque, em momento de crise, ele é o ultimo a ser afetado,

devido à natureza dos bens que comercializa. Mas, quando recua, tem o maior impacto sobre o total do varejo”, acrescentou Isabella.

Média móvel trimestral

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito caiu 0,8% em setembro, divulgou o IBGE.

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas teve recuo de 1,0% em setembro.

Revisões

O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em agosto ante julho, de -0,6% para -0,8%. O resultado de julho ante junho também foi revisto, de -0,6% para -0,7%.
Fonte: Estadão Conteúdo
Tags: Varejo, Ibge, Enfraquecimento, Vendas
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
são paulo inadimplência crédito natal franquias vendas faturamento consumo supermercados e-commerce preços comércio ipi ecommerce comércio eletrônico veículos varejo economia indústria shoppings

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront