Quarta-feira, 19 de Outubro de 2016
Supermercados esperam aumento de 4,5% nas vendas para o Natal Supermercados esperam aumento de 4,5% nas vendas para o Natal
O consumidor que durante o ano cortou gastos e reduziu as compras no supermercado, deve esquecer um pouco o aperto no orçamento e voltar a encher o carrinho para as festas de fim de ano. Donos das expectativas otimistas, os supermercados mineiros estão prevendo um crescimento de 4,5% nas vendas do Natal, na comparação com o ano passado e um começo de retomada no volume de vendas. O segmento que em janeiro estimava uma alta de 0,5% para 2016, agora já projeta crescimento de 1,8% no período, segundo a Associação Mineira de Supermercados (Amis). O otimismo vai ajudar a abrir vagas temporárias, esquentando o mercado de trabalho neste fim de ano. O setor se prepara para contratar perto de 3 mil trabalhadores temporários no estado, sendo 700 só em BH.

Para fazer frente ao crescimento das despesas e do desemprego, as famílias pisaram firme no freio do consumo, no supermercado trocaram de marcas e esvaziaram os carrinhos. Em 12 meses terminados em agosto, o volume de vendas no setor encolheu 3%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em agosto houve alta de 0,6% em relação a julho, mas queda de 1,7 frente a agosto do ano passado.

“Devemos ter um segundo semestre com crescimento de vendas, com mais reformas e inauguração de novas lojas”, diz Alexandre Poni, presidente da Amis. Segundo o executivo, que participou da abertura do Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas), no Expominas, a melhora nas expectativas do setor é consequência de um começo de retomada do otimismo. Com a revisão das projeções, o segmento deverá fechar 2016 com faturamento de R$ 34,1 bilhões, segundo maior número do país, o que representa fatia de 10,5% do resultado nacional. Em 2016, os investimentos do setor supermercadista no estado somaram R$ 250 milhões concentrados em reformas de 55 unidades e abertura de 50 novas lojas.

PADARIAS

O setor da panificação espera que em 2016 o segmento feche o ano com um crescimento real de 0,5% acima da inflação. Para enfrentar a crise, a panificação estancou as novas contratações e no balanço do ano, deve fechar com número de empregos bem parecido com o do ano passado, cerca de 240 mil vagas no estado, calcula José Batista de Oliveira, presidente do Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão). Segundo ele, a projeção do setor também foi revisada. No início do ano o pessimismo era maior e não havia expectativa de alta no faturamento.

Mais cauteloso, o segmento não deve contratar temporários. “Já é uma política do setor ter a totalidade da mão de obra trabalhando em dezembro, para fazer frente a maior demanda.” A linha de produtos típicos do Natal como bolos e panetones e ainda as ceias devem contribuir para que a panificação termine 2016 no azul. “Apesar de não haver abertura de vagas temporárias, a panificação continua carente de mão de obra qualificada, segmento onde há contratações.”

SUPERMINAS

O 30º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas), acontece até amanhã (quinta-feira), no Expominas, em Belo Horizonte. Segundo os organizadores, a Associação Mineira de Supermercados (AMIS), e o Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão), o evento deve reunir na capital 53 mil participantes nos três dias de duração, movimentando R$ 1,450 bilhão. A feira reúne 430 expositores e traz de máquinas e equipamentos a uma mostra de produtos da agricultura familiar e cervejas artesanais.
Fonte: Estado de Minas
Tags: Supermercados, Vendas, Natal, Minas gerais
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