Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Vendas do varejo caem 4,4% em maio, aponta levantamento da MasterCard Vendas do varejo caem 4,4% em maio, aponta levantamento da MasterCard
As vendas do varejo apresentaram retração de 4,4% em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento mensal elaborado pela MasterCard. O resultado negativo foi pressionado pela queda de 7,1% nas vendas da semana do Dia das Mães, a segunda data mais importante do ano para o varejo brasileiro. Na análise por segmento, o destaque negativo ficou por conta da retração de 5,5% das vendas dos supermercados, aponta o relatório SpendingPulse.

“Os supermercados foram influenciados pelo aumento do preço das commodities, como milho e soja, bem como os preços da carne de boi e frango”, explica em nota o diretor de pesquisa econômica da MasterCard Advisors, Kamalesh Rao. O preço dos grãos reflete no custo dos criadores de animais e, consequentemente, no poder de compra por parte dos consumidores.

De acordo com o levantamento, o ritmo de vendas piorou nos segmentos de vestuário, combustível, móveis e eletrodomésticos durante o mês de maio. O desempenho do varejo especializado em móveis e eletrodomésticos, por exemplo, tem relação direta com a disponibilidade e o custo do crédito, variável considerada neste momento um dos entraves para a retomada da economia brasileira. Apenas na semana do Dia das Mães, a venda do segmento encolheu 14,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

O destaque positivo no mês de maio ficou por conta do e-commerce, com alta de 3,7% em relação a igual período do ano anterior, segundo a MasterCard. Os números do relatório SpendingPulse, alerta a empresa, não têm qualquer relação com o desempenho operacional ou financeira da própria MasterCard, embora seja baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos da companhia.

Desaceleração

Apesar de o indicador do varejo ainda demonstrar um cenário mais adverso do que aquele registrado na primeira metade do ano passado, os números de maio sugerem desaceleração na trajetória de queda. Isso porque a retração no trimestre de março a maio, de 4,2%, foi menor do que a queda de 5,3% registrada no primeiro trimestre do ano, sempre na comparação com o mesmo período de 2015.

“O ambiente econômico permanece desafiador, com o aumento do desemprego e fraco crescimento dos salários. Além disso, em maio, a confiança do consumidor caiu 2,7% em relação ao mês anterior. Tudo isso indica dificuldades persistentes para as vendas no varejo nos próximos meses”, analisa Rao.
Fonte: Estadão Conteúdo
Tags: Vendas, Varejo, Mastercard
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
faturamento preços comércio franquias consumo ecommerce ipi indústria comércio eletrônico shoppings veículos economia são paulo vendas crédito supermercados e-commerce varejo natal inadimplência

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront