Quinta-feira, 02 de Junho de 2016
Supermercados brasileiros retomam estabilidade após queda Supermercados brasileiros retomam estabilidade após queda
As vendas dos supermercados brasileiros estão se estabilizando após um período de retração, iniciado no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O presidente do Conselho Consultivo da entidade, Sussumu Honda, considerou que a perspectiva para o restante deste ano ainda não é otimista a ponto de se esperar crescimento de vendas ante 2015, mas avaliou que a queda na demanda dos consumidores parece ter chegado ao fim.

"Queremos acreditar que o fundo do poço tenha passado", comentou Honda. "Não estamos falando em crescimento ainda, mas talvez em estabilização", disse.

As vendas dos supermercados brasileiros acumulam alta real de 0,24% entre janeiro e abril deste ano na comparação com os mesmos meses de 2015, de acordo com a Abras. O setor vinha registrando queda nas vendas acumuladas desde julho.

A análise do acumulado de janeiro a abril, destacou Honda, é importante porque elimina efeitos de calendário relacionados à Páscoa. Considerando-se apenas as vendas do mês de abril, houve queda real de 2,5% ante igual mês de 2015, mas a Páscoa teve mais impacto este ano nas vendas em março, enquanto no ano passado ela impulsionou mais os resultados de abril.

A Abras ainda não revisou sua projeção para as vendas em 2016, que por enquanto ainda é de queda de 1,8% ante 2015. De acordo com Honda, a entidade aguarda o encerramento do primeiro semestre antes de revisar os dados.

Entre os fatores que explicam essa expectativa de fim do ciclo de retração nas vendas, Honda mencionou a melhora nas expectativas dos brasileiros sobre a economia e a formação de uma nova equipe econômica sob o governo do presidente em exercício Michel Temer. Ele considerou, porém, que a perspectiva para o emprego segue ruim e que este é um elemento que afeta diretamente o setor.

"Ainda vemos uma alta do desemprego pela frente, mas há janelas que o novo governo pode abrir, já que este é um governo cuja equipe econômica tem tido mais credibilidade", concluiu. Com informações do Estadão Conteúdo.
Fonte: Estadão Conteúdo
Tags: Supermercados, Estabilidade, Vendas, Abras
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
natal shoppings inadimplência indústria ipi varejo economia consumo e-commerce franquias comércio eletrônico supermercados ecommerce vendas veículos faturamento comércio são paulo preços crédito

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront