Sexta-feira, 13 de Maio de 2016
Fluxo de pessoas em shoppings no Dia das Mães não supera movimento de 2015 Fluxo de pessoas em shoppings no Dia das Mães não supera movimento de 2015
São Paulo, maio de 2016 - Segunda data mais importante para o varejo no país, o Dia das Mães é aguardado com ansiedade por shoppings e lojas, especialmente em um ano como este, no qual é preciso disputar com a concorrência cada centavo do bolso do consumidor. Os primeiros resultados de vendas divulgados já dão conta que 2016 não foi um ano de recorde de vendas nesta data. Ao contrário, o varejo registrou um dos piores resultados de acordo com dados das empresas de crédito.

Mas, se o volume de venda não empolgou, pelo menos o fluxo de pessoas em shopping não ficou tão ruim assim. Estimativa do IBOPE Inteligência em parceria com a Mais Fluxo mostra que o fluxo de pessoas nos dias que antecederam essa data ficou quase empatado com 2015: -0,7%. Os shoppings que mais sentiram a queda no fluxo de pessoas entre quinta e domingo foram os novos (-2,3%) e os mais populares (-2,7%).

O cliente também demorou mais para fazer as compras. O fluxo na quinta e sexta-feira foi inferior ao do ano passado e apenas superou 2015 no sábado (+1,3%).

Para atrair clientes, os shoppings fizeram as tradicionais promoções. De acordo com o IBOPE Inteligência, 52% dos shoppings optaram por promoções do tipo sorteio, 32% por promoções do tipo comprou-levou; 12% fizeram concursos ou eventos culturais e uma parcela menor (4%) fez promoções mistas. A novidade neste ano foi a tentativa de alguns centros comerciais de turbinar suas promoções estendendo o período até a próxima data comemorativa, que é o Dia dos Namorados.

O valor médio de gasto exigido para participar das promoções foi de R$ 250,00, excluindo-se os shoppings que optaram por realizar eventos culturais e concursos, nos quais a participação era gratuita.

Inovação

E o consumidor o que pensa dessa data? Para responder essa pergunta, o IBOPE Inteligência lançou mão de uma abordagem inovadora em pesquisa de mercado, mas que já faz parte do dia a dia da maior parte das pessoas: grupos de WhatsApp.

Foram montados vários grupos de afinidades (pessoas que se conhecem e têm características comuns), que foram acompanhados ao longo da semana por moderadoras treinadas e que atribuíam tarefas e questionavam os participantes.

O resultado mostra, entre outros pontos, que essa não é uma data para pensar, mas sim para sentir. Emoção a flor da pele em todos os sentidos. E, nesse contexto, o presente é uma parte importante, mas que não se sustenta sozinho.

E, como era de se esperar, a crise teve seu peso. Segundo as entrevistadas, foi preciso reduzir o número de presentes neste ano – tias e madrinhas ficaram de fora – e trocar presentes mais caros por lembrancinhas criativas.

O estudo aponta que é nesse momento que o shopping aparece como um facilitador do sonho e como um instrumento de realização. A variedade de lojas ajuda os pouco criativos a escolher os presentes, o ambiente fechado e controlado deixa as mães mais seguras e confortáveis para passear com seus filhos e, por último, a possibilidade de combinar a tarefa objetiva das compras com, por exemplo, um jantar, torna o momento um passeio em família.

Para os varejistas, fica o recado do Dia das Mães deste ano: nunca a experiência de compra foi tão importante quanto agora, quando tudo que o consumidor quer é poder deixar, pelo menos por algum tempo, a crise fora do cenário.

Sobre o IBOPE Inteligência

Empresa dedicada ao conhecimento do comportamento das pessoas e de todas as suas relações: familiar, social, política, de consumo e de utilização de serviços. Especialista em soluções de pesquisa de opinião e mercado, off e online, quantitativas e qualitativas, geonegócios, inovação, data mining e ferramentas de análise e integração de dados. www.ibopeinteligencia.com
Fonte: Divulgação
Tags: Fluxo de pessoas, Shoppings, Dia das mães, Varejo
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
varejo preços ecommerce faturamento crédito veículos natal economia supermercados consumo indústria são paulo comércio franquias comércio eletrônico e-commerce inadimplência vendas shoppings ipi

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront