Sexta-feira, 13 de Maio de 2016
MasterCard SpendingPulse: varejo no Brasil segue em trajetória de queda MasterCard SpendingPulse: varejo no Brasil segue em trajetória de queda
O desempenho das vendas totais do varejo continuou a contrair em abril, caindo 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o SpendingPulse, relatório mensal da MasterCard sobre as vendas do varejo. O declive mais recente é apenas uma ligeira melhora, comparado à queda de 5,3% do primeiro trimestre.

Os setores que apresentaram pior desempenho em abril foram: vestuário, supermercados, móveis e eletrodomésticos. Por outro lado, artigos farmacêuticos, materiais de construção, combustíveis e artigos pessoais e de uso doméstico cresceram acima do indicador total de vendas.

"O crescimento do setor de artigos farmacêuticos foi impulsionado por uma mudança orientada do consumidor, que passou a pesquisar mais os preços de cosméticos e suplementos nutricionais, por exemplo", afirma Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors.

O e-commerce, que contava com uma trajetória de crescimento, caiu 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado. A média dos últimos três meses foi de um declínio de 1,7% em relação ao mesmo período de 2015. Setores como artigos farmacêuticos, móveis e vestuário superaram a média do canal, enquanto hobbies & livrarias e artigos eletrônicos despencaram abaixo da média do setor.

"O ambiente econômico permanece desafiador, com um aumento do desemprego e um fraco aumento da massa salarial. Além disso, a confiança do consumidor caiu 2,7% em abril. A perspectiva de aumento do desemprego tende a piorar o ambiente varejista e continuará a pesar sobre os gastos nos próximos meses”, destaca Rao.

Regiões brasileiras: As regiões Nordeste (–4,1%), Sudeste (–4,4%) e Centro-Oeste (–2,8%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Norte (–7,4%) e Sul (–8,4%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Fonte: SEGS
Tags: Varejo, Tragetória, Desempenho, Vendas, Spendingpulse, Mastercard, Setores
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
supermercados e-commerce varejo são paulo crédito natal comércio eletrônico indústria ecommerce veículos preços shoppings faturamento consumo inadimplência vendas economia ipi franquias comércio

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront