Terça-feira, 03 de Maio de 2016
Anamaco: vendas no varejo de material de construção caem 7% em abril Anamaco: vendas no varejo de material de construção caem 7% em abril
São Paulo - As vendas de material de construção no varejo recuaram 7% em abril, na comparação com março, de acordo com dados do estudo mensal realizado pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, com o apoio da Abrafati, Instituto Crisotila Brasil, Anfacer e Siamfesp. O desempenho de abril ficou 2% abaixo do registrado em igual mês de 2015. Com isso, o setor teve retração de 6% nos últimos 12 meses e de 11% no acumulado do ano.

O levantamento ouviu 530 lojistas, das cinco regiões do País, entre os dias 26 e 30 de abril. A margem de erro é de 4,3%.

Os números do mês foram afetados por sazonalidade, de acordo com presidente da Anamaco, Cláudio Conz. "Tradicionalmente, abril não é um bom mês para o setor, mas para completar tivemos o mês com menos chuvas em 16 anos. As chuvas atrapalham quando estão acontecendo, obrigando o consumidor a adiar as obras, mas a falta delas também prejudica o nosso setor, pois acaba gerando menos manutenção ou estragos e, consequentemente, menos demanda por obras", declarou.

Conz disse ainda que o resultado no mês também reflete o atual cenário político e econômico do País. "Toda vez que temos um cenário como o atual, as pessoas tendem a segurar novos investimentos e a evitar gastos, com medo do futuro incerto", afirmou o executivo. Para ele, os gastos com obras acabam concorrendo com outras despesas, como alimentos, vestuário e eletroeletrônicos.

Segundo o levantamento, a região Centro-Oeste foi a que apresentou melhor resultado no mês, com crescimento de 2% sobre março. Já as demais regiões se retraíram com diferentes índices. No Nordeste, a queda foi de 5%, seguida pelo Norte, que teve desempenho negativo de 7%. As regiões Sudeste e Sul apresentaram as maiores retrações: -9% e -10%, respectivamente.

Entre as categorias pesquisadas, telha de fibrocimento foi a que apresentou maior queda no mês (-7%), seguida de louças sanitárias (-6%), tintas (-5%) e revestimentos cerâmicos (-5%). Fechaduras, ferragens e metais sanitários não apresentaram variação com relação ao mês anterior.
Fonte: Estadão Conteúdo
Tags: Anamaco, Vendas, Varejo, Material de construção
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
comércio eletrônico ecommerce são paulo veículos franquias economia faturamento varejo preços consumo inadimplência crédito natal supermercados ipi vendas shoppings e-commerce comércio indústria

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront