Sexta-feira, 29 de Abril de 2016
Vantagens do setor de calçados aliadas à web estimulam a ampliação de franquias Vantagens do setor de calçados aliadas à web estimulam a ampliação de franquias
Em cenário de crise, muitas pessoas pensam duas vezes antes de iniciar um novo empreendimento. Para ter mais segurança, optar por uma franquia pode ser uma excelente solução para abrir um negócio.

No caso das franquias de vestuários e calçados, os bons resultados são frequentes, uma vez que o mercado está sempre inovando e é comum o consumo seguir significativo com as múltiplas tendências da moda.

Em períodos de instabilidade econômica, no entanto, é comum que o consumidor se sinta um pouco retraído.

“O mercado de vestuário é um dos que mais está sofrendo com a crise. No entanto, ramos desse setor ligados a saúde, bem-estar e exercícios físicos conseguem se manter aquecidos. Cada vez mais brasileiros se preocupam com a qualidade de vida e sua própria saúde”, afirma Luiz Munhoz, diretor do Grupo Afeet.

Apesar das turbulências, muitas franquias conseguiram manter seu sucesso. É o caso das integrantes do Grupo Afeet, que atualmente possui mais de 200 lojas franqueadas em todo o Brasil. O grupo é formado pelos nomes Artwalk, Authentic Feet, MagicFeet e Tennis Express, especializados em calçados, atendendo, cada um, a um nicho específico de consumidores.

Internet pode ser aliada

O Grupo Afeet ressalta também a importância da presença das lojas no meio online. Segundo Luiz Munhoz, o sucesso de Artwalk e Authentic Feet frente à concorrência se deve principalmente à presença das duas lojas na internet.

“Além das vendas favoráveis em lojas físicas, a presença online transformou e popularizou as marcas como duas referências em vendas de calçados voltados ao esporte e lifestyle”, conta Munhoz.

Entre os anos de 2013 e 2014, o crescimento da Artwalk chegou a 120% no ambiente virtual. Já entre 2014 e 2015, o crescimento foi superior a 70%. No primeiro trimestre de 2016, mesmo com a economia estagnada, a marca já demonstrou um aumento de 30% em suas vendas online.

No entanto, o meio online não tem sido o único que tem recebido atenção do grupo. Em outubro de 2013, a marca Artwalk modificou o layout e o estilo das lojas físicas, aumentando o mix de produtos e se consolidando no universo sneakerhead.

Após esse investimento, a marca se mostrou mais madura e só em 2015 teve um crescimento superior a 20% em lojas físicas. Depois de dois anos enfrentando um mercado mais inseguro no momento de comprar, a Artwalk promete para os próximos anos mais condições para que os consumidores encontrem na loja tudo o que necessitam, desde preços mais atraentes a produtos inovadores.

O grupo também aposta na revitalização de suas lojas. A Authentic Feet, por exemplo, já teve cinco revitalizadas e deverá contar com essa atualização em mais lojas da rede.

Entre as ações previstas para os próximos anos está um planejamento mais efetivo de crescimento do grupo que conta com a abertura de novas lojas, oferecendo mais oportunidades para quem deseja fazer parte da história da marca como franqueado.

Benefícios de optar por uma franquia

Administrar uma franquia pode trazer mais segurança. O empreendimento já está estabelecido, possui tradição e, muitas vezes, apresenta clientes já fidelizados.

“Em uma franquia de calçados, uma marca sólida é muito importante, pois usufruir de uma boa reputação pode ser essencial para as vendas e a inclusão de novos produtos e marcas”, indica Luiz Felipe Munhoz.

O franqueador já possui vantagens especiais, como prazos mais longos e pagamentos em condições especiais nas redes de distribuição e o treinamento que muitas franquias oferecem também se torna uma preparação, evitando diversos riscos.

O plano de negócio também permite que o franqueado consiga se instalar em um determinado local, realizando uma expansão programada com menor risco financeiro. Além disso, o franqueado conta com uma vantagem competitiva, que já tem produtos testados e marcas reconhecidas pelos seus consumidores.

O projeto de marketing também já existe, uma vez que você escolha pela franquia. Deste modo, também economiza com o planejamento da publicidade do seu empreendimento.

Sobre questões legais e jurídicas, apesar de não existir uma autonomia total, o franqueado tem independência financeira e jurídica em relação ao franqueador.

O franqueado tem sua própria razão social, implicando em uma pessoa jurídica distinta, fazendo com que as operações financeiras sejam de responsabilidade individual de sua empresa.
Fonte: Jornal Dia Dia
Tags: Setor de calçados, Web, Franquias, Crise econômica, Setor de vestuário
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
vendas consumo ecommerce crédito são paulo preços inadimplência shoppings faturamento comércio eletrônico comércio veículos franquias economia natal supermercados ipi e-commerce varejo indústria

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront