Terça-feira, 12 de Abril de 2016
Ibevar: intenção de compra em SP no 2º tri atinge 40,2%, pior nível desde 2002 Ibevar: intenção de compra em SP no 2º tri atinge 40,2%, pior nível desde 2002
São Paulo, 11 - A intenção de compra dos consumidores da cidade de São Paulo para o segundo trimestre deste ano atingiu um recorde negativo, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) e o Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/Fia). Apenas 40,2% dos paulistanos expressam interesse em comprar bens duráveis este trimestre, uma piora de 6,4 pontos porcentuais ante 2015 e o pior dado para o período desde 2002.

A pesquisa detecta que há menos disposição dos consumidores a gastar. Em média, aqueles que esperam fazer alguma compra de bens duráveis afirmam que podem gastar R$ 2,327 mil, um valor que, ajustado para o efeito da inflação, é mais baixo do que os R$ 2,540 mil da pesquisa do segundo trimestre de 2015.

A queda na intenção de compra também é verificada entre consumidores da internet. No e-commerce, segundo a pesquisa, 80,9% dos clientes afirmam que poderiam fazer uma nova compra neste segundo trimestre, 11,9 pontos porcentuais a menos do que no mesmo período de 2015.

O item cuja intenção de compra mais caiu é o gasto com viagens e turismo. Apenas 3,8% dos entrevistados dizem que esperam gastar com esse item no segundo trimestre deste ano, um recuo de 4,4 pontos na comparação com o mesmo período do ano passado. Já em telefonia e celulares, 4% dos consumidores esperam comprar, retração de 3 pontos porcentuais na mesma base de comparação.

Uma explicação para essas quedas no desejo dos consumidores de comprar é a menor disponibilidade de renda. A pesquisa identificou que a parcela do orçamento das famílias disponível para itens de consumo tem caído. Descontadas despesas como alimentação, habitação, transporte, educação e saúde, resta 6% do total do orçamento familiar. Esse montante havia se recuperado e atingido 11% no primeiro trimestre deste ano, mas voltou a cair.
Fonte: Agência Estado
Tags: Ibevar, Intenção de compra, São paulo, Varejo
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
ecommerce shoppings inadimplência comércio eletrônico consumo comércio supermercados natal ipi são paulo faturamento indústria economia veículos preços varejo vendas e-commerce franquias crédito

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront