Quinta-feira, 17 de Março de 2016
Índice de Expansão do comércio recua pelo 2º mês consecutivo Índice de Expansão do comércio recua pelo 2º mês consecutivo
Apesar da leve melhora dos indicadores de confiança nos últimos meses, as perspectivas para a economia permanecem negativas, o que desestimula a expansão das empresas do comércio em São Paulo. Esse cenário fica claro quando se analisa os resultados do Índice de Expansão do Comércio (IEC) de fevereiro, que apresentou queda de 6% em relação a janeiro e passou de 72,1 para 67,7 pontos.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a redução foi ainda maior (-26,7%). A retração está associada ao pessimismo dos empresários com a economia atual, que leva à continuidade da redução dos quadros de funcionários e limita o investimento das empresas.

Os dados do IEC são apurados mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O subíndice Expectativas para contratação de funcionários - um dos indicadores que compõem a pesquisa - caiu 11,1% no comparativo com o mês passado e atingiu 76,2 pontos contra os 85,7 pontos contabilizados em janeiro. Na comparação anual, a queda foi de 25,5%.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, a retração mensal na expectativa de contratação é explicada por fatores sazonais, já que a admissão de temporários ajudou a elevar o índice no fim de 2015, mas, logo nos primeiros meses deste ano, ele voltou a cair e a beirar os piores patamares históricos.

Já o outro componente do IEC, o Nível de investimento das empresas, aumentou 1,6% em relação a janeiro e passou de 58,4 para 59,3 pontos em fevereiro. Apesar da leve alta no mês, o patamar se manteve próximo ao menor nível da história e 28,2% abaixo do registrado em fevereiro de 2015. Para a Entidade, não se pode comemorar esse resultado único como um indício de retomada.

Ainda segundo a FecomercioSP, este ano será muito complicado, especialmente para o emprego no primeiro semestre, e a tendência nos próximos meses é de demissões. Com isso, é possível que haja redução do patamar atual do Índice de Expansão no Estado de São Paulo.
Fonte: Agência IN
Tags: Índice de expansão, Comércio, São paulo, Fecomercio sp
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
franquias comércio eletrônico ipi supermercados são paulo natal shoppings faturamento varejo ecommerce veículos economia e-commerce consumo crédito comércio indústria vendas inadimplência preços

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront