Sexta-feira, 11 de Março de 2016
Um tombo grande já era esperado no varejo, diz presidente da ACSP Um tombo grande já era esperado no varejo, diz presidente da ACSP
Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), comenta os números do varejo nacional em janeiro, divulgados hoje pelo IBGE.

“Um tombo grande era esperado pelo mercado e os dados da ACSP já previam isso. Esse mau desempenho do comércio varejista se deve aos fatores macroeconômicos, como redução da massa salarial, aumento do desemprego e retração do crédito, e também à instabilidade política. Tudo isso derruba a confiança dos consumidores e dos empresários”, explica Burti.

Todos os setores analisados pelo IBGE apresentaram recuos na comparação interanual, o que indica, na avaliação do presidente da ACSP, como a crise já está afetando o setor de maneira generalizada.

“O segmento de farmácias – o mais resistente há até pouco tempo – teve resultados negativos. Em outras palavras, não há mais nenhuma atividade do comércio que está crescendo. E salta aos olhos a forte queda nos supermercados, provocada pela inflação dos alimentos e pela queda nos salários”, analisa Burti.

Ele lembra que janeiro de 2016 contou com um dia útil a menos do que no ano passado e prevê que a pesquisa do IBGE de fevereiro deve apresentar retrações menores, já que o ano bissexto adicionou um dia útil a mais ao mês em 2016.

“O empresário deve ter muita cautela ao longo do ano e ficar de olho no fluxo de caixa, que está muito volátil. Caso não tenha condições de fazer promoções e liquidações, deve evitar repassar aumentos para não perder o cliente. O consumidor já não está mais fiel: ele está atrás de preço”, finaliza Alencar Burti.
Fonte: Agência IN
Tags: Varejo, Acsp, Facesp, Ibge, Comércio
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
shoppings e-commerce comércio eletrônico indústria natal inadimplência comércio franquias consumo são paulo ecommerce ipi faturamento supermercados varejo vendas economia crédito preços veículos

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront