Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016
Índice de confiança continua estável em janeiro, mas empresários do varejo seguem pessimistas Índice de confiança continua estável em janeiro, mas empresários do varejo seguem pessimistas
São Paulo, 11 de fevereiro de 2016 - Em janeiro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) alcançou 74,5 pontos, uma elevação de 0,7% em relação a dezembro de 2015. Entretanto, na comparação com o mesmo período anterior, o recuo foi de 24,8%. Apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o ICEC varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com a Entidade, o indicador vem apresentando certa estabilidade desde o segundo semestre de 2015. A Federação reforça, entretanto, que ainda se trata de um resultado negativo e indica pessimismo dos empresários do setor. Afinal, inflação, juros altos, falta de crédito e desemprego derrubaram as vendas em 2015 e devem manter fraco o desempenho do setor ao longo de 2016.

Em relação à análise por porte, os donos de grandes e pequenas empresas apresentaram um nível de confiança bastante semelhante em janeiro. A confiança dos proprietários de empresas com mais de 50 funcionários reduziu 32,8%, no comparativo anual, mas subiu 5,2% em relação a dezembro, atingindo os 75,1 pontos.

Já para as empresas com até 50 empregados, houve queda de 24,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas alta de 0,6% na comparação mensal, e o ICEC atingiu 74,5 pontos.

Indicadores

O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), um dos componentes do indicador, avançou 7,1% em relação ao mês de dezembro, ao atingir 35,6 pontos. O resultado foi influenciado positivamente pelos três subíndices que o compõem, com destaque para o que mede a percepção relativa às condições atuais das empresas comerciais (CAEC), que registrou alta de 7,7%, ao passar de 51,4 pontos em dezembro para 55,4 pontos em janeiro.

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) apresentou estabilidade em relação ao mês de dezembro, ao registrar 113,5 pontos. Na comparação com o mesmo período de 2015, porém, houve queda de 15,7%. A leve alta de 2,1% do índice que mede as expectativas em relação à economia brasileira (EEB) foi neutralizada pela queda dos dois outros indicadores que compõem o IEEC.

O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), por sua vez, foi o único a apresentar recuo em janeiro (-1,3%) em relação a dezembro de 2015. O indicador que mais impactou esse resultado foi o que mede o nível de contratações de funcionários (IC), o qual apresentou queda de 3%, ao passar de 88,4 pontos em dezembro para 85,7 pontos em janeiro.

Nota metodológica

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla as percepções do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas com 600 empresários na capital, em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que por sua vez pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação atual e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, mas sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 157 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por 11% do PIB paulista - aproximadamente 4% do PIB brasileiro - e gera 5 milhões de empregos.
Fonte: Fecomércio
Tags: Fecomerciosp, Índice de confiança, Empresários, Varejo, Pessimismo
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