Terça-feira, 19 de Janeiro de 2016
Brasileiros ainda não compreendem o conceito de indústria 4.0 Brasileiros ainda não compreendem o conceito de indústria 4.0
O universo digital começa a ganhar corpo nas linhas de produção em países como Alemanha e Estados Unidos, abrindo espaço para uma nova revolução industrial. O conceito de Indústria 4.0, como foi batizado o fenômeno, porém, ainda é pouco conhecido entre as empresas brasileiras.

Pelo menos essa é a conclusão de uma pesquisa da Siemens, realizado em parceria com a IDG Connect, que indagou 50 diretores e gerentes de engenharia e manufatura de empresas com mais de 500 funcionários localizadas no Brasil.

Segundo o estudo, quase metade (44%) dos entrevistados afirmou que a manufatura em suas companhias está “completamente digitalizada”, enquanto 48% dos respondentes dizem que o processo de projeto e fabricação está “quase totalmente digitalizado”.

Tal resultado, se verdadeiro, colocaria a indústria brasileira entre as mais modernas do mundo. Porém, o dado pode revelar que há um gap em questões conceituais com relação ao tema.

“A digitalização é a realização do conceito de Indústria 4.0 e inclui o hardware e o software que permitem às companhias criar uma integração completa entre o desenho de produto, planejamento de produção, engenharia, execução do produto e suporte”, explica André Felipe, diretor de marketing da Siemens PLM. “Fica claro que há falta de entendimento por parte dos entrevistados sobre a indústria do futuro”, acrescenta.

Questionados sobre os recursos que fazem parte do conceito, 70% dos respondentes apontaram as ferramentas computadorizadas de projetos como um exemplo dessa tecnologia, embora o CAD (Computer Aided Design, sigla em inglês para desenho assistido por computador) já tenha mais de 40 anos de idade.

Apesar disso, também foram apontadas a concepção de fábricas inteligentes (66% dos entrevistados), internet das coisas no chão de fábrica (56%), máquinas autônomas (46%) e sistemas ciberfísicos (42%), definições que compõem o conceito da Indústria 4.0.
Fonte: Computerworld
Tags: Indústria
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
são paulo inadimplência supermercados ipi faturamento veículos e-commerce comércio indústria natal crédito comércio eletrônico ecommerce shoppings varejo consumo economia vendas franquias preços

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront