Terça-feira, 15 de Dezembro de 2015
Empresas vão além do Papai Noel para vender neste Natal Empresas vão além do Papai Noel para vender neste Natal
São Paulo – O Natal está quase aí, e muitas empresas estão quebrando a cabeça para descobrir uma forma desta data não se transformar num enorme fiasco para as vendas. Isso porque, com a crise econômica, a previsão é de que o fim de ano seja o pior dos últimos 11 anos. No varejo, a expectativa é de que as vendas tenham queda de 4,8%.

Com essa expectativa sombria, alguns empreendedores chegaram à conclusão de que neste ano não basta apenas colocar o Papai Noel na porta da loja para levantar as vendas. É necessário fazer algo a mais. Mas o quê?

EXAME.com procurou empresas que optaram por iniciativas inusitadas para atrair o cliente neste fim de ano. Veja a seguir.

1 – Dídio Pizza – Venda ativa

Para levantar as vendas de final de ano, a rede de pizzarias Dídio decidiu investir num sistema de vendas ativas. Em vez de esperar pela ligação do cliente, agora é a rede que telefona.

“Com ajuda da tecnologia, montamos um sistema que liga para o cliente e oferece nossas promoções. Se ele se interessar, é redirecionado para nossa central de pedidos”, conta o empreendedor Elídio Biazini, dono da rede de franquias.

O sistema começou a funcionar há um mês e já está dando resultado. Segundo Biazini, as vendas quase dobraram em alguns dias da semana. De acordo com ele, a rede deve fechar o ano com aumento de 12% no faturamento.

Outra iniciativa da rede para o Natal foi o lançamento de um novo sabor de pizza doce, o Quebra Nozes, feito com nozes e chocolate.

2 – Sorveteria Dri Dri – Parceria entre marcas

Enquanto muitas lojas buscam crescer competindo com o concorrente, a sorveteria italiana Dri Dri decidiu por outro caminho neste fim de ano. Para ajudar a divulgar sua marca, a loja fez uma parceria com a doceria Sucrier e criou novos sabores de sorvete.

“Criamos sabores com a matéria prima deles e vendemos produtos deles nas nossas lojas. Em troca, eles vendem nossos produtos na loja deles também”, explica um dos sócios, Nicolas de Virieu.

Segundo o empreendedor, a ideia é ampliar essa estratégia no ano que vem, com novas parcerias. “Assim a gente consegue divulgar nossa marca em mais lugares”, ressalta.

3 – Found it – Consultoria por Whatsapp

A loja virtual de presentes Found it desenvolveu um sistema de consultoria para ajudar o cliente a comprar presentes neste final ano. “No e-commerce, não existe o contato direto com o vendedor. Então tentamos substituir essa relação pela figura do assessor de presentes”, conta o empreendedor Thiago Speranzini.

A ferramenta funciona assim: o cliente explica quem é o presenteado, quais são os interesses dele e o valor que está disposto a pagar pelo presente. A partir daí, o consultor faz algumas sugestões.

A novidade ainda vai além com a disponibilização do serviço também pelo Whatsapp, por onde o cliente pode tirar dúvidas rápidas. O serviço é gratuito. Para Speranzini, a resposta à novidade tem sido positiva. “Essa humanização deixa as pessoas muito mais satisfeitas e gerou um contentamento bem grande entre os clientes”.

4 – Outer Shoes – Entrega de bicicleta

A fim de se diferenciar dos concorrentes, a marca de calçados Outer Shoes resolveu reforçar o setor de entregas neste fim de ano, para garantir que seus cientes recebam o produto rapidamente, mesmo num período de maior trânsito nas cidades. Por isso, os sapatos comprados pela internet serão entregues de bicicleta na cidade do Rio de Janeiro.

“Acreditamos que será uma entrega rápida, moderna, sustentável, viável e em sintonia com o que a Outer Shoes acredita, uma vida saudável e urbana”, afirma Breno Bulus, fundador da rede.

Por esse sistema, a marca garante a entrega do produto no dia útil seguinte à compra. Se a ideia der certo, a intenção da marca é levar a entrega de bike para outras cidades.
Fonte: Exame
Tags: Vendas, Natal, Crise econômica, Fim de ano, Varejo
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
franquias são paulo e-commerce crédito supermercados veículos economia preços consumo vendas ecommerce varejo inadimplência comércio ipi indústria faturamento comércio eletrônico natal shoppings

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront