Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2015
Qual é melhor: clubes de compras ou compras coletivas? Qual é melhor: clubes de compras ou compras coletivas?
Você sabe qual é a diferença entre clubes de compras na internet e sites de compras coletivas? Apesar de semelhantes, estas duas modalidades de e-commerce têm sim algumas diferenças, que podem ser importantes na hora de optar por uma ou outra.

Basicamente, clubes de compras vendem produtos e serviços para um grupo de associados. Já nos sites de compras coletivas, é necessário um número mínimo de compradores para que a promoção realmente aconteça. Confira as vantagens e desvantagens de cada um:

Clube de Compras

Como funciona?

São sites que oferecem vantagens aos consumidores cadastrados junto a empresas, prestadoras de serviços, fornecedores de determinado produto ou serviço. Não exigem um número mínimo de compradores para validar a entrega do serviço ou do produto.

Em geral, os clientes têm descontos especiais nas redes de lojas afiliadas. O modelo de funcionamento pode variar, dependendo da empresa que oferece o serviço. Uma das modalidades que mais cresce no comércio eletrônico são os clubes de assinaturas, que oferecem acesso a produtos de nicho mediante o pagamento mensal pelo consumidor. No Brasil, há clubes de assinaturas de maquiagem, objetos para pets e até lâminas de barbear.

Vantagens

É interessante se você costuma comprar com frequência determinado produto ou serviço e vai usufruir das promoções com certa regularidade. A vantagem de ter uma assinatura de produtos que você compra de forma regular é recebê-los em casa todos os meses, sem precisar se deslocar até o mercado, shopping ou centro de compras.

Desvantagens

Pode haver alguma burocracia na hora de fazer o cadastro, e alguns clubes de compras podem restringir os requisitos necessários para os consumidores se tornarem membros. Há clubes em que você precisa ter uma espécie de indicação e referência para entrar.

Cuidados

- Procure saber mais sobre a idoneidade do clube antes de se associar. Consulte o Procon da sua cidade e peça por informações.

- Verifique o contrato. Nele devem constar informações como procedimentos em caso de cancelamento das assinaturas e dados para contato e atendimento aos clientes.

- Confira o prazo de entrega e informações sobre taxas extras, como frete, por exemplo.

Compras coletivas

Como funciona?

É uma modalidade de e-commerce em que são vendidos produtos e serviços para um número mínimo pré-estabelecido de consumidores por oferta. Somente após atingir essa quantidade de interessados os compradores poderão, de fato, usufruir do que comprou.

Nas compras coletivas, os compradores costumam ter um prazo de 24 e 48 horas para manifestar seu interesse. A oferta será cancelada caso não se atinja o número mínimo de pedidos nesse intervalo de tempo. Se o número de interessados for atingido no prazo, os interessados receberão um cupom virtual para utilizar na loja, concedendo o respectivo desconto sobre o valor.

Vantagens

Sem dúvida, são vantajosas pelos seus descontos, geralmente com preços bem inferiores aos do mercado. Lojistas utilizam essa prática como uma estratégia de marketing para ganhar mais clientes e, da mesma forma, os usuários podem se beneficiar do poder de compra coletiva para adquirir mercadorias a preços mais baixos.

Desvantagens

Geralmente, o tempo da promoção é curto e o limite de compradores também. Por isso, vale sempre ficar atento aos prazos estabelecidos pelos sites. Também pode ser uma armadilha para quem não tem muito controle sobre os gastos: muitos consumidores compram o produto ou serviço sem ter a necessidade, apenas pelo impulso ao ver o tamanho do desconto. Em alguns casos, acabam nem usufruindo da compra.

Cuidados

- Antes de confirmar a compra das ofertas coletivas, verifique a data de validade do cupom e se você terá condições de usufruir dele antes do vencimento.

- Fique de olho no valor real dos produtos para evitar cair na “maquiagem de preços”, isto é, quando o site anuncia como uma promoção, mas na verdade o preço é o integral.

- Leia os termos de uso. É uma maneira de entender como o site funciona, quais são as responsabilidades do fornecedor e também quais são os seus direitos caso aconteça algum imprevisto.
Fonte: Terra Brasil - Canarinho Press
Tags: Clube de compras, Compras coletivas, Ecommerce, Internet, Vendas
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
inadimplência crédito comércio vendas ecommerce shoppings varejo comércio eletrônico veículos franquias faturamento indústria natal ipi preços consumo e-commerce são paulo supermercados economia

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront