Terça-feira, 01 de Dezembro de 2015
Marca própria se torna opção para consumidor, aponta Nielsen Marca própria se torna opção para consumidor, aponta Nielsen
Até agosto de 2015, o segmento de Marcas Próprias no Autosserviço (supermercados) no país movimentou mais de R$3,6 bilhões, um aumento de 6,1% na comparação com o mesmo período de 2014.

Apesar dos dados de crescimento, produtos de Marcas Próprias ainda tem muito espaço para crescer e conquistar de vez o bolso do brasileiro nos canais Farma, Atacarejo e Autosserviço (supermercado).

Categorias de maior destaque em Marcas Próprias foram as que tiveram maior intensidade promocional, como Bronzeadores, Água de Coco, Água Mineral e Lenços Umedecidos.

Mesmo com o orçamento das famílias mais enxuto, produtos de Marcas Próprias, conhecidos como mais acessíveis economicamente, ainda têm muito espaço para avançar, mesmo com resultados positivos. Segundo pesquisa Nielsen, de agosto de 2014 a agosto de 2015, o segmento de Marcas Próprias no Autosserviço (supermercados) movimentou mais de R$3,6 bilhões no país, um aumento de 6,1% na comparação com o mesmo período de 2014. Entretanto, o aumento, ao mesmo tempo, foi inferior às demais marcas, implicando na perda de -0,1%, alcançando 5,1% de participação no mercado total. “O fato de ainda existir certo receio do consumidor com a Marca Própria, devido ao custo mais baixo, também colabora para que ela tenha seu desempenho enfraquecido”, explica Jonathas Rosa, analista de mercado da Nielsen.

O especialista relata que a principal fonte do volume de Marca Própria é consumida pelas classes A/B, pois possuem um poder de compra maior em relação às demais classes. “Por isso, é um momento importante para o varejo destacar no ponto de venda e nos diferentes materiais de comunicação as qualidades e vantagens dos produtos de Marca Própria, que vão além do preço”, ressalta ele.

Hoje, os supermercados apresentam a maior frequência de compra e a maior quantidade de consumidores que voltam ao local para comprar itens de Marca Própria. Também é o que mais amplia o número de lares compradores, mas, ao mesmo tempo, essas pessoas diminuem mais o volume com Marca Própria do que com as marcas fabricantes. “O desafio no varejo é ampliar o tamanho da compra”, aponta Jonathas Rosa.

CANAIS CASH & CARRY (ATACAREJO) E FARMÁCIA – A venda de produtos de Marcas Próprias no canal Farma foi a que mais cresceu, com 28% em faturamento no período de agosto de 2014 a agosto de 2015, chegando a R$ 73 milhões. “As famílias realizam compras maiores e são mais fiéis ao local de venda. Porém, apesar de obter o maior crescimento sobre Marcas Próprias, o desafio do canal Farma é gerar cada vez mais experimentação para aumentar as vendas” afirma Jonathas.

No mesmo período, no Cash & Carry (“atacarejo”), o faturamento de Marcas Próprias cresceu 5,2%, atingindo R$ 245 milhões. A média de aquisição de produtos de Marcas Próprias é de 4 unidades em cada ida ao ponto de venda e a frequência de compras é maior (aumento de 19% até agosto de 2015 com o mesmo período de 2014). O canal se destaca pela maior frequência dos consumidores, além de aumentar repetidores e ganhar lares compradores, mas ainda tem espaço para ampliar esse mercado.

Mesmo com o orçamento das famílias mais enxuto, produtos de Marcas Próprias, conhecidos como mais acessíveis economicamente, ainda têm muito espaço para avançar, mesmo com resultados positivos. Segundo pesquisa Nielsen, de agosto de 2014 a agosto de 2015, o segmento de Marcas Próprias no Autosserviço (supermercados) movimentou mais de R$3,6 bilhões no país, um aumento de 6,1% na comparação com o mesmo período de 2014. Entretanto, o aumento, ao mesmo tempo, foi inferior às demais marcas, implicando na perda de -0,1%, alcançando 5,1% de participação no mercado total. “O fato de ainda existir certo receio do consumidor com a Marca Própria, devido ao custo mais baixo, também colabora para que ela tenha seu desempenho enfraquecido”, explica Jonathas Rosa, analista de mercado da Nielsen.

O especialista relata que a principal fonte do volume de Marca Própria é consumida pelas classes A/B, pois possuem um poder de compra maior em relação às demais classes. “Por isso, é um momento importante para o varejo destacar no ponto de venda e nos diferentes materiais de comunicação as qualidades e vantagens dos produtos de Marca Própria, que vão além do preço”, ressalta ele.

Hoje, os supermercados apresentam a maior frequência de compra e a maior quantidade de consumidores que voltam ao local para comprar itens de Marca Própria. Também é o que mais amplia o número de lares compradores, mas, ao mesmo tempo, essas pessoas diminuem mais o volume com Marca Própria do que com as marcas fabricantes. “O desafio no varejo é ampliar o tamanho da compra”, aponta Jonathas Rosa.

CANAIS CASH & CARRY (ATACAREJO) E FARMÁCIA – A venda de produtos de Marcas Próprias no canal Farma foi a que mais cresceu, com 28% em faturamento no período de agosto de 2014 a agosto de 2015, chegando a R$ 73 milhões. “As famílias realizam compras maiores e são mais fiéis ao local de venda. Porém, apesar de obter o maior crescimento sobre Marcas Próprias, o desafio do canal Farma é gerar cada vez mais experimentação para aumentar as vendas” afirma Jonathas.

No mesmo período, no Cash & Carry (“atacarejo”), o faturamento de Marcas Próprias cresceu 5,2%, atingindo R$ 245 milhões. A média de aquisição de produtos de Marcas Próprias é de 4 unidades em cada ida ao ponto de venda e a frequência de compras é maior (aumento de 19% até agosto de 2015 com o mesmo período de 2014). O canal se destaca pela maior frequência dos consumidores, além de aumentar repetidores e ganhar lares compradores, mas ainda tem espaço para ampliar esse mercado.

Ticket médio de compra de um produto Marca Própria:

Autosserviços (supermercados) – R$32,40

Farmácia – R$ 17,20

Cash & Carry (atacarejo) – R$ 12,50

ALIMENTOS E PRODUTOS- O especialista Jonathas Rosa explica que os alimentos que apresentaram maior taxa de crescimento foram impulsionados por maior intensidade promocional, como os casos de Bronzeadores, Água de Coco, Água Mineral e Lenços Umedecidos.
Fonte: Portal da Propaganda
Tags: Marca própria, Crise, Consumo, Atacarejo, Autosserviço, Supermercados, Farma
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