Segunda-feira, 09 de Novembro de 2015
Saber matemática ajuda franquia; 5 dicas de Chilli Beans, Spoleto e outras Saber matemática ajuda franquia; 5 dicas de Chilli Beans, Spoleto e outras
Saber lidar com pessoas, gostar do ramo, ter tempo para se dedicar a fazer a empresa crescer e até ser bom em matemática são características de franqueados que se destacam em suas redes, segundo donos e porta-vozes de grandes marcas de franquia ouvidos pelo UOL.

Algumas dessas características podem ser mais ou menos importantes dependendo do segmento de atuação. Na área de serviços, por exemplo, em que não ocorre a compra por impulso, é ainda mais importante tratar bem o cliente para fazê-lo voltar.

Por isso, Caito Maia, fundador da rede de acessórios Chilli Beans, Juarez Leão, administrador da rede de lavanderias 5àSec, e Manuela Dias, gerente de franquias do Grupo Trigo, dono das marcas Spoleto, Domino's Pizza e Koni Store, falam sobre o que é importante saber para se dar bem com uma franquia de varejo, de serviços ou de alimentação.

Veja abaixo as cinco características mais importantes apontadas por eles para ser um franqueado de sucesso:

1. Gostar de lidar com pessoas

Manter bom relacionamento com funcionários para diminuir a rotatividade, ser um líder inspirador para engajar a equipe e atender bem o cliente para que ele volte: saber lidar com pessoas é, frequentemente, o maior desafio de franqueados e o que pode determinar o seu sucesso, segundo os franqueadores.

"O setor de serviços especialmente depende muito da fidelização, por isso, ter bom humor no atendimento, receber bem o cliente, conta muito para o sucesso do negócio", diz Juarez Leão, da 5àSec.

2. Ser bom em matemática

Leão diz as franqueadores oferecem treinamento de gestão para os franqueados, mas sai na frente quem já tem noções sobre o assunto. Há casos, porém, em que os candidatos chegam sem conhecimentos básicos de gestão, como saber fazer cálculos matemáticos de porcentagem, o que acaba incluído no treinamento, segundo ele.

"Conhecer as despesas, controlar os gastos, acompanhar as receitas e outros indicadores são os pontos mais importantes em uma franquia. Senão, é como dar um carro de fórmula 1 para quem não sabe dirigir. Os franqueados costumam ter dificuldades no treinamento de gestão porque ele exige conhecimentos que, às vezes, eles não têm, como saber fazer contas com porcentagem", diz.

3. Dedicar-se ao negócio e querer crescer

Caito Maia, da Chilli Beans, diz que a dedicação do franqueado, com sua presença constante na loja, é o principal fator de sucesso da franquia e o que ele procura na hora de selecionar novos franqueados. "Os que mais se destacam dentro da rede são os que se comprometem com o crescimento do negócio. O franqueado tem que ter o desejo de trabalhar na operação, de crescer e adquirir novos pontos", afirma.

Maia diz que, apesar dos quase 700 pontos de venda da Chilli Beans, a rede possui apenas 170 franqueados. Para Leão, da 5àSec, franqueados com mais de uma unidade devem virar uma tendência no setor, pois isso reduz custos de treinamento para a franqueadora e facilita o relacionamento entre a rede.

4. Ser empreendedor, mas nem tanto

As franquias se caracterizam por reproduzirem um padrão, por isso, é importante que o franqueado esteja disposto a seguir regras, afirmam Leão e Manuela Dias, do Grupo Trigo.

"Quem é altamente empreendedor quer fazer tudo do seu jeito e tem dificuldades em seguir regras. Por outro lado, se não tiver uma veia empreendedora, o franqueado não vai ser ativo no negócio, o que é fundamental para ter sucesso", declara Leão.

5. Ter afinidade com a área e preocupação com a qualidade

Para ser franqueado de alimentação, por exemplo, não é necessário saber cozinhar, mas é importante gostar do produto para oferecê-lo e convencer o cliente, segundo a gerente de franquias do Grupo Trigo. O mesmo vale para todo tipo de negócio, de acordo com os franqueadores.

Pontos sensíveis no ramo de alimentação, segundo Dias, são a qualidade e a segurança alimentar. "O franqueado tem que considerar, de forma verdadeira, que a qualidade é fundamental para o seu negócio existir", afirma.
Fonte: UOL Economia
Tags: Matemática, Franquias, Dicas, Chilli beans, Spoleto, 5àsec, Dominos pizza, Koni store, Varejo
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
indústria consumo crédito ecommerce supermercados e-commerce preços inadimplência faturamento vendas comércio franquias ipi varejo comércio eletrônico natal economia veículos são paulo shoppings

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront