Sexta-feira, 06 de Novembro de 2015
Dicas para planejar uma boa ação promocional e aumentar as vendas do negócio Dicas para planejar uma boa ação promocional e aumentar as vendas do negócio
Aumentar as vendas sem a ajudada de fatores externos já é difícil. Quando eles impõem dificuldades, então… Para que a sua empresa consiga atrair mais consumidores mesmo em um mercado instável e competitivo, a ação promocional pode ser uma ótima ideia.

Entretanto, para investir nessa estratégia, é preciso fazer um bom planejamento para que o empreendedor evite o desequilíbrio financeiro da empresa, já que a margem de lucro pode ser reduzida em virtude das vantagens concedidas aos clientes. Se você fizer tudo certo, as vendas vão aumentar.

“Uma ação promocional pode ser uma boa ferramenta para reativar as vendas. Há setores, como os os grandes supermercados de alimentação, que constantemente utilizam estratégias de venda baseadas em promoções”, afirma Jose Manuel Vega, diretor de estratégia digital da El Equipo e autor do livro Todos somos vendedores.

Mas como desenvolver essa estratégia com êxito? Siga a leitura e descubra.

Como fazer uma ação promocional

O primeiro passo é conhecer as alternativas que podem ser utilizadas para a ação promocional. Há diversas possibilidades : 50% de desconto na segunda compra do cliente; descontos que se acumulam em um cartão de fidelização; vendas cruzadas (cross-selling), presentes quando a compra é superior a um determinado valor; e outras.

“Segundo o tipo de negócio, devemos escolher a opção que mais se adapta à nossa realidade”, explica Vega. Além disso, para que a ação promocional da empresa seja bem sucedida, é necessário que o empreendedor selecione os itens adequados .

De acordo com o especialista, convém escolher produtos atrativos e generalistas na hora de lançar a campanha. Assim, é possível chegar ao maior público possível, a menos que a ação tenha o objetivo de alcançar um público-alvo de um nicho específico.

“Se quisermos lançar uma ação de produtos que não fabricamos, podemos começar com acordos com os fornecedores , para que eles participem da promoção com descontos ou investimentos em marketing, de forma que não tenhamos que assumir o custo completo da campanha sozinhos”, acrescenta o diretor.

A melhor ação promocional

Se você quer que as vendas de sua empresa apresentem crescimento, o ideal é medir os resultados constantemente. Com a ação promocional, essa premissa também é válida. Vega menciona que, uma vez lançada, é interessante medir detalhadamente o que está ocorrendo, para comparar as diferentes campanhas desenvolvidas e identificar as que funcionam melhor.

“Dessa forma, vamos definindo o tipo de ação promocional mais eficiente para nossos clientes”, diz o especialista, acrescentando que a promoção não serve apenas para vender os produtos.

Para ele, quando ela é bem desenvolvida, serve como gancho para atrair mais clientes ao estabelecimento, tanto físico quanto online, para torná-lo conhecido e alavancar a venda de outros produtos que não estão em promoção.

Portanto, se você quer oferecer aos clientes uma ação promocional de sucesso, não esqueça de que o planejamento é fundamental. Escolha produtos capazes de atrair os consumidores e nunca deixe de medir os resultados alcançados com o recurso. Assim, poderá identificar as melhores estratégias para sua empresa e, consequentemente, vender mais.
Fonte: Destino Negócio
Tags: Dicas, Ação promocional, Vendas, Negócios
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