Terça-feira, 27 de Outubro de 2015
Grande ABC: Vagas no comércio crescem após 8 meses Grande ABC: Vagas no comércio crescem após 8 meses
O comércio dos sete municípios registrou, em agosto, a geração de 510 empregos. Foi o primeiro resultado positivo depois de oito meses seguidos de cortes, ou seja, desde dezembro, aponta levantamento realizado pela FecomercioSP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).

O Grande ABC também se destaca por ter tido o segundo melhor resultado mensal no Estado, com variação de 0,4% em relação ao contingente de empregados no varejo em julho. Ficou atrás só da região de Marília, no Interior (alta de 0,5%).

O saldo (diferença entre admissões e demissões) positivo dos sete municípios ocorreu, principalmente, pela abertura de postos de trabalho em supermercados, que responderam por 308 dessas vagas adicionais. Materiais de construção também se destacaram, com a geração de 130 postos.

Um dos fatores que explicam esses números foi a inauguração de filiais supermercadistas, como a rede Hirota, que abriu no fim de agosto unidade em São Bernardo (no Centro da cidade), e os preparativos para o início de empreendimentos, como foi o caso do Sonda, que iniciou operações em Santo André neste mês. Também há poucos dias a Leroy Merlin abriu unidade em São Bernardo.

Apesar da melhora em agosto, o saldo de empregos ainda é bastante negativo no ano, que registra o fechamento de 2.651 postos de trabalho nos primeiros oito meses de 2015. Por essa comparação, apenas supermercados e farmácias apresentam resultados positivos (respectivamente, 51 e 505 vagas a mais).

Para o assessor econômico da FecomercioSP Jaime Vasconcellos, o crescimento das vagas no início do segundo semestre é habitual no varejo no Estado. “Desde 2007, os dados são positivos nesse mês”, diz. Ele acrescenta que comércios que vendem remédios e produtos alimentícios demoram mais a entrar na crise.

“Nesse período, em que o consumo é afetado pela inflação e pelo aumento das taxas de juros, a população direciona o consumo para bens essenciais”, cita. Além disso, segundo o especialista, as pessoas tendem a comer menos fora de casa, para economizar, o que também faz elevar as compras em supermercados. “Com isso, o emprego também aumenta”, afirma. Ele explica que, por causa da crise, lojas de vestuário, por exemplo, registram a perda de 1.647 vagas de emprego neste ano na região.

Apesar da melhora no mês, Vasconcellos avalia que o movimento é sazonal. Para ele, deve haver retração nos próximos levantamentos e novo resultado positivo só em novembro, quando se intensificam as contratações de temporários para atender à demanda do Natal – embora em ritmo menor que em 2014.

“A perspectiva é de melhora”, diz o vice-presidente do Sindicato dos Comerciários do ABC, Lourival Cristino, que espera aquecimento no emprego no fim de ano. Ele relata que houve muitas dispensas em meses anteriores, o que, para ele, reflete a redução do consumo causada pela crise na indústria automotiva.
Fonte: Diário do Grande ABC
Tags: Abc paulista, São paulo, Vagas, Comércio, Fecomercio sp, Varejo
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
shoppings supermercados preços comércio eletrônico indústria e-commerce ipi faturamento consumo comércio vendas economia varejo crédito natal ecommerce inadimplência franquias veículos são paulo

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront