Sexta-feira, 16 de Outubro de 2015
Estratégias de vendas com omnichannel e mídias sociais são temas de evento Estratégias de vendas com omnichannel e mídias sociais são temas de evento
SÃO PAULO - As melhores práticas para integração entre diversos canais de venda - no ambiente físico e no online - e a importância da exposição em redes sociais para aumentar a lucratividade do negócio foram alguns temas da edição 2015 da Rakuten Expo, realizada hoje, em São Paulo. O evento anual é promovido pela gigante japonesa de internet Rakuten e voltado a empresas e profissionais de varejo e comércio eletrônico.

O gerente de produtos da e-millenium, Samuel Gonsales, deu exemplos de sucesso de quatro empresas de diferentes segmentos com omnichannel, ou multicanalidade - quando uma empresa se relaciona com o consumidor por meio de diversos canais.

Um dos exemplos citados por ele é a Amaro, fast-fashion de moda. A empresa atua como loja física, e-commerce, mobile e abriu recentemente, no shopping Higienópolis, uma "guide shop" - um ponto que funciona como um provador de roupas, mas sem a efetivação da compra.

Para Gonsales, essa foi a grande sacada da Amaro: identificar uma tendência dos consumidores do e-commerce que, muitas vezes, vão até uma loja física para ver o produto antes da compra.

Fidelização

Falando sobre a importância das mídias sociais e dos aplicativos na atratividade e fidelização dos clientes, Gonsales citou a Vestem. A loja utiliza o WhatsApp como ferramenta de comunicação e aproximação com o consumidor. Pelo aplicativo, o consumidor consegue acompanhar o status da sua compra e interage diretamente com a loja.

As mídias sociais e aplicativos são aliados estratégicos para o aumento de lucratividade dos varejistas. Segundo Gustavo Donda, responsável pela área de marketing do Facebook no Brasil, 75% do tempo das pessoas na internet é dispendido em apenas quatro aplicativos: WhatsApp, Instagram, Messenger e o próprio Facebook. E 92% dos usuários recorrem a mais de um aplicativo por dia. Por isso, muitas redes varejistas estão adotando essas mídias para anunciar seus produtos ou se relacionar com os clientes. Segundo Donda, o Facebook e o Instagram ainda são os aplicativos mais utilizados.

O anúncio em carrossel, um dos serviços oferecidos pelo Facebook, ajudou a alavancar em mais de 80% as vendas no site da loja Christoff, e-commerce de moda para o público masculino.

Anúncios de download de aplicativos na rede também são estratégias utilizadas por varejistas. Exemplo disso é o brechó online Enjoei, que conseguiu 150 mil downloads do aplicativo da loja em três meses e aumento de 45% das vendas.

Outra estratégia com utilização crescente pelas empresas é a divulgação de produtos em vídeo nas redes sociais. Segundo Donda, o número de visualizações de vídeos por dia na rede é de 4 bilhões, sendo que 75% acontecem em versão mobile e 56% assistem mais que um vídeo por dia.

A rede de lanchonetes Burger King utilizou esse recurso para anunciar seu novo lançamento, a batata de frango. Estima-se que 74% do impacto é gerado nos dez primeiros segundos de vídeo, aumentando a consideração de compra do produto.

Carol Cassou, fundadora do e-commerce de moda premium Gallerist, e Ludmilla Batista, diretora criativa do e-commece Rouge Marie, especializado em moda plus size, falaram sobre a importância do Instagram como vitrine, ajudando a aumentar as vendas e, consequentemente, a lucratividade.

Elas também destacaram o atendimento personalizado como forma de fidelizar o consumidor. A Rouge Marie, por exemplo, na primeira compra dá de presente uma fita métrica para a cliente, além de colocar no atendimento ao consumidor pessoas que entendem de moda plus size.

Carol anunciou no evento a abertura de uma loja física da Gallerist em breve. De acordo com ela, é preciso estar atento às mudanças do mercado e tentar atender os clientes em plataformas diferentes, mas que se integrem.

Luana Meneghetti
Fonte: DCI - Diário Comércio Indústria & Serviços
Tags: Estratégias, Vendas, Omnichannel, Mídias sociais, Mídias sociais, Rakuten expo
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
indústria ipi shoppings ecommerce franquias preços faturamento varejo supermercados comércio eletrônico inadimplência veículos consumo são paulo crédito comércio economia vendas e-commerce natal

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront