Terça-feira, 29 de Setembro de 2015
Precificação automatizada pode ajudar a elevar vendas no e-commerce Precificação automatizada pode ajudar a elevar vendas no e-commerce
SÃO PAULO - Uma solução de precificação dinâmica, ou seja, um programa que ajusta de forma automática os preços de produtos oferecidos em um site, pode ajudar empresas de e-commerce a aumentar seus resultados, por permitir à equipe comercial concentrar-se nas vendas. Essa é a premissa da Precifica, que desenvolve esse tipo de software.

O programa monitora preços oferecidos por um site e seus concorrentes. Quando o valor atinge algum limite dentro dos parâmetros escolhidos para acompanhamento - por exemplo, diferença de preço de mais de 2% em relação à média cobrada pelos concorrentes -, o software muda a oferta apresentada no site sem necessidade de intervenção humana.

O sistema foi adotado pela loja de artigos para animais de estimação Petlove para diminuir o trabalho de alteração dos valores no site. Segundo o diretor comercial da empresa, Caio Bernardo, a tarefa exigia muito esforço da área comercial e consumia tempo em pesquisa de preços. No início deste ano, então, a varejista decidiu apostar na automatização. O novo sistema, segundo ele, não só deixou o trabalho mais efetivo como ajudou a elevar as vendas na página.

"Essa melhora na gestão dos preços fez com que os produtos vendessem mais. Isso impactou direta e positivamente a nossa rentabilidade", afirma Bernardo, sem informar, no entanto, o quanto as vendas melhoraram. "São milhares de produtos a serem monitorados no site, inclusive nas páginas dos nossos concorrentes. Era uma tarefa complicada para realizar manualmente", diz.

Segundo uma pesquisa da consultoria Sieve Price Intelligence em parceria com o portal E-Commerce Brasil, o varejo online brasileiro chega a fazer 100 mil mudanças de preços em um dia. Ao todo, no primeiro semestre deste ano, foram mais de dois milhões de alterações.

A Precifica projeta que 65% de todo o e-commerce nacional deverá adotar o sistema nos próximos 12 meses. Atualmente, segundo a companhia, 12% dos varejistas utilizam precificação dinâmica.

O investimento para instalar o software da Precifica depende do número de concorrentes a serem monitorados, além do número de produtos, das categorias em que estes se alocam e de variações como cor e peso.

"É cobrado um valor inicial para o setup (instalação do software de acordo com os parâmetros definidos pelo lojista), que vai depender do número de produtos a serem monitorados. Após a instalação, há um custo mensal para manutenção do sistema. Nós, da Petlove, desembolsamos R$ 1 por mês para cada produto monitorado no sistema", conta Bernardo. Para ele, é um valor sustentável. "Em um canal onde a possibilidade de expansão de sortimento tende ao infinito, não ter uma maneira eficiente de precificar os produtos implicaria contratação de mais pessoas para fazer a gestão", justifica.

Preço não é tudo

Para Alexandre Marquesi, professor responsável pelo curso de e-commerce do Núcleo de Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), apesar de gerar benefícios e ajudar a economizar esforços, a precificação dinâmica deve estar aliada a uma estratégia maior. "O varejista tem de ficar atento à sensibilidade do seu estoque. Muitas vezes, ao alterar um preço, ele pode estar perdendo receita. Por isso, é importante fazer os cálculos dos seus produtos em estoque para que não aconteça de vender mais e ganhar menos", comenta.

Marquesi acredita ainda que o uso da precificação automática se tornou necessário para as grandes redes do varejo, em que a briga com a concorrência é maior. Gigantes como Centauro, de artigos esportivos, e Lenovo, de eletrônicos, estão entre as redes que utilizam a plataforma desde o ano passado.

Como funciona

Ao instalar o software da Precifica, os produtos cobertos pelo sistema são monitorados 24 horas por dia e têm seus preços comparados aos dos concorrentes. Caso a loja rival altere o valor, o programa toma uma atitude automaticamente, baseada na política comercial estipulada pela empresa.

"Na velocidade atual da internet, é importante que o varejista tome decisões rápidas. O sistema funciona em tempo real. Assim que o programa perceba uma mudança na concorrência, ele age conforme as regras inseridas pelo programador (varejista) no sistema", explica Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

A plataforma gera um painel de acompanhamento de indicadores (dashboard) a partir dos parâmetros escolhidos pela varejista como relevantes para a estratégia de venda e a gestão de estoques. "Para ele [varejista], é essencial ter controle sobre os resultados de cada produto. A partir daí, ele vai avaliar se vale a pena modificar a política de preços de um determinado item", afirma Ramos.

Com o software, a Precifica conseguiu alcançar um faturamento de R$ 2 milhões em 2014. Para este ano, a meta é crescer 135%, para mais de R$ 4,7 milhões.

Sammy Eduardo
Fonte: DCI - Diário Comércio Indústria & Serviços
Tags: Precificação, Vendas, Ecommerce, Precifica, Petlove
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