Quarta-feira, 05 de Agosto de 2015
Clube de assinaturas: estratégia para fidelização de clientes Clube de assinaturas: estratégia para fidelização de clientes
O comércio eletrônico tornou-se popular, entre outros motivos, por conta da praticidade proporcionada ao consumidor. Se antes a compra exigia que ele saísse de casa e gastasse tempo, com o varejo online o processo passou a ser realizado em poucos minutos e em qualquer lugar que disponha de um device conectado à internet. Porém, estamos em um setor que precisa inovar constantemente para continuar atraindo consumidores, tornando aquilo que é prático mais prático ainda.

Neste contexto, uma das ações mais interessante para as lojas virtuais é o clube de assinaturas. A ferramenta dentro de sites de e-commerce permite a compra programada, ou seja, o cliente pode se cadastrar, selecionar os produtos que deseja assinar, definir a periodicidade e a forma de pagamento e receber suas compras dentro do período contratado.

O clube de assinaturas é excelente para os consumidores que possuem necessidade de adquirir determinados produtos constantemente, como lentes de contato, cremes, perfumes, maquiagem. Também é ótimo para aqueles que têm o hábito de consumir artigos como vinhos, charutos, cafés e cervejas especiais, entre tantos outros. Podemos inferir que há um público bastante grande que se beneficia com este tipo de compra online. O motivo é óbvio: a prática é bastante cômoda, afinal o cliente não precisa se preocupar com entrar no site, buscar os produtos e preencher formulários. Todo este processo é realizado uma única vez e, a partir de então, o usuário pode ficar tranquilo.

A estratégia vem se mostrando cada vez mais vantajosa para os varejistas. Entre os benefícios de adotar este modelo de negócios estão:

- fidelização de clientes: o clube de assinaturas que oferece os produtos desejados com ótimas condições de pagamento e entrega dentro do prazo combinado tende a fidelizar clientes.

- facilitação da previsão de lucro: o número de assinantes permite a calcular mais facilmente parte do lucro total do negócio.

- obtenção de uma receita linear: a receita obtida com o clube de assinaturas traz mais liberdade para planejar os investimentos.

- redução de alguns custos operacionais: as assinaturas reduzem o número de processos realizados na compra, o que causa a diminuição de custos.

O cenário, claro, é animador, mas o clube de assinaturas exige preparo tecnológico do varejista. O ideal é unir uma boa ideia de negócio a uma plataforma de e-commerce capaz de operar com tal prática. A ferramenta deve, então, permitir que o clube de assinaturas seja instaurado, suportando o fluxo de visitas e atuando com robustez, escalabilidade e alta performance. Isto é, o clube de assinatura de uma loja virtual deve proporcionar, acima de tudo, experiência de compra positiva para cada usuário. Esse é o ponto obrigatório do e-commerce.

Rodrigo Schiavini é sócio e diretor de negócios na FBITS eCommerce One Stop Shop.
Fonte: Portal Administradores
Tags: Clube de assinaturas, Estratégia, Fidelização, Clientes, Comércio eletrônico, Varejo online, Lojas virtuais
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
supermercados ipi e-commerce são paulo ecommerce natal crédito consumo faturamento inadimplência vendas economia preços varejo franquias veículos comércio eletrônico indústria comércio shoppings

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront