Quinta-feira, 23 de Julho de 2015
Comércio no AM registra aumento de vendas no semestre Comércio no AM registra aumento de vendas no semestre
Apesar do balanço entre contratados e demitidos fechar o primeiro semestre de 2015 negativo (-7%), as vendas no comércio apresentaram leve alta no período (0,58%), segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag. Vale ressaltar que os comparativos são com o mesmo período do ano passado, quando Manaus recebeu jogos da Copa, e quando o comércio atingiu altos índices de venda. Para Assayag, o resultado teria sido melhor se não fosse a enchente dos rios e a greve da Suframa, encerrada dia 16, que atrasou a entrega de mercadorias destinadas às lojas de Manaus.

Por conta dessa instabilidade na econômica, ocasionada pelo panorama brasileiro e mais acontecimentos regionais, o presidente da CDL Manaus afirma que o planejamento do comércio para o final do ano, teve que ser feito dentro de uma nova dinâmica. “Esse ano, estamos realizando o planejamento mensalmente, isso por conta do cenário que, a cada mês, tem se modificado. Fazer planejamento em longo prazo é um grande risco”, enfatiza Assayag.

Greve

Por conta dos 56 dias de greve dos servidores de Suframa, algumas lojas deixaram de receber suas mercadorias, comprometendo o volume de vendas. Mesmo com o encerramento da greve, algumas lojas ainda estão esperando suas encomendas. “Tivemos nossos produtos liberados ontem. A sorte é que estamos no período de liquidação, o que significa dizer que a loja compra menos nos meses de junho e julho, mas consequência sempre tem”, explica a supervisora da loja Scala, Jéssica Larissa.

O planejamento voltado para o aquecimento nas vendas de final do ano deve acontecer apenas no mês de agosto. “Se tudo se estabilizar até lá. Se as águas baixarem, a situação na Suframa se normalizar e o governo federal não inventar mais nada”, afirmou o presidente da CDL Manaus. É necessário que a economia esteja estabilizada para que o projeto aconteça com êxito. O poder de compra do brasileiro, que decresceu nos últimos meses, receberá uma atenção especial na hora do planejamento estratégico.

“Estamos sentindo essa redução no volume de vendas, que está em torno de 40%, já nesse primeiro semestre. E as expectativas para o final do ano não estão tão boas porque estamos sentindo que o consumidor está segurando mais na hora de comprar. Ainda estamos mantendo o mesmo quadro de funcionários, mas até quando não sabemos”, afirmou Joseane Pinheiro, sub-gerente da loja de calçados Santinni.

Liberação de cargas volta ao normal

Com o fim da greve na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), os servidores da autarquia retomaram suas atividades e a liberação das carretas, que já estava sendo feita por servidores da Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz) antes da greve, continuou a ser realizada. “As carretas estão sendo liberadas pela Sefaz e nós estamos realizando nossas atividades normalmente, com 100% dos servidores, conforme prevê a legislação da Suframa. Nossa atividade é voltada para os manifestos. Recebemos aproximadamente 400 por dia e o tempo de liberação varia de acordo com o canal que a mercadoria pertence – verde, vermelho ou cinza”, afirma o presidente do Sindicato dos Servidores da Suframa (Sindframa), Anderson Belchior.
Fonte: A Crítica.com - acritica.uol.com.br
Tags: Comércio, Amazonas, Vendas, Manaus, Cdl manaus
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
preços crédito e-commerce inadimplência shoppings ecommerce são paulo veículos supermercados comércio eletrônico comércio indústria varejo vendas consumo franquias faturamento ipi natal economia

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront