Terça-feira, 30 de Junho de 2015
Influência familiar no varejo: 67% das empresas do segmento são familiares Influência familiar no varejo: 67% das empresas do segmento são familiares
De acordo com levantamento realizado pela KPMG e pelo Grupo Padrão, 67% das empresas varejistas no Brasil são familiares e, deste grupo, 71% dos cargos-chave são ocupados por membros da família proprietária. A pesquisa também apontou outros dados que mostram como o varejo brasileiro é estruturado em uma base familiar: em 81% das empresas, existem relações familiares dos conselheiros com pessoas da companhia ou do próprio conselho, enquanto nas empresas listadas na BM&FBOVESPA esse percentual cai para 51%.

“Ter uma estrutura familiar não significa que a empresa não é profissionalizada. O que percebemos é que os conselhos são formados por membros da família que têm a função de pensar no futuro e na estratégia da companhia. Mas, por outro lado, eles também mantêm uma gestão profissionalizada que lida com questões do dia a dia e busca bons resultados”, afirma o sócio de Governança Corporativa e Consultoria em Riscos da KPMG, Sidney Ito.

O levantamento mostrou ainda que conselheiros no varejo também aparentam dedicar mais tempo ao negócio. Prova disso é a média de reuniões realizadas: os conselhos de administração das empresas desse segmento se reúnem, em média, 7,5 vezes ao ano, enquanto as empresas listadas na BM&FBOVESPA o fazem em 6,7 oportunidades.

Comitê de Auditoria: 27% das varejistas têm na estrutura

Segundo a pesquisa, um item que requer atenção é a existência do Comitê de Auditoria, já que pouco mais de ¼ das varejistas contam com essa estrutura. “Esse é um ponto de atenção. O Comitê de Auditoria é um órgão relevante que agrega valor às empresas desse setor. Na prática, há exemplos de companhias que o adotam somente após passar por algum tipo de problema que impacte significativamente o negócio e que poderia ser mitigado por um Comitê de Auditoria“, finaliza Ito.
Fonte: Divulgação
Tags: Família, Varejo, Empresa familiar, Kpmg, Grupo padrão
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
natal faturamento economia veículos ipi supermercados comércio eletrônico consumo e-commerce são paulo indústria inadimplência crédito comércio vendas ecommerce franquias varejo shoppings preços

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront