Sexta-feira, 12 de Junho de 2015
Mídias sociais desafiam integração no Varejo Mídias sociais desafiam integração no Varejo
Na manhã de hoje (11), o segundo painel do TI & Varejo levantou a discussão sobre o papel das mídias sociais como plataformas de market digital e compras. Hoje, não tem como o Varejo ignorar o potencial de atendimento ao cliente por meio dessas plataformas de relacionamento. Por ser um ambiente ainda novo para o Varejo, muitas empresas estão encontrando seu espaço nesse canal.

Segundo Julliano Moretti, especialista do setor, não tem como o varejista abrir mão de um Facebook, por exemplo, que tem mais de bilhão de usuários e 4 bilhões de visualizações de vídeo por dia. “O Brasil é o terceiro maior país no ranking de usuários do Facebook. Mas somos os segundo em termos de acesso. Ou seja, não tem como o varejista deixar esse canal fora da estratégia”, diz.

“É um espaço em que o Varejo deve utilizar e ele tem diversas formas de fazer isso. Na ótica do consumidor, é um canal importante para ser ouvido, se ele quer chamar a atenção de um varejista é só publicar uma reclamação na sua página de relacionamento”, completa Moretti.

O Groupon Brasil é uma empresa bem ativa nas redes sociais, principalmente no Facebook, no qual é utilizado para promoções direcionadas e relacionamento com os clientes. “Utilizamos o canal também para vendas e trabalhamos integrados com a informação do usuário, o que ele está consumindo e fazemos um cruzamento de interesses na plataforma”, diz Bruno Borges, head de Marketing da empresa.
Ele acrescenta que as redes sociais são canais fundamentais para o Varejo atualizar a base de dados e atrair um novo público para a marca. “Isso funciona para o grande varejista e para aquele que está iniciando no e-commerce”, completa Borges.

No caso da Cueca Store, o e-commerce é menor, mas isso não impede a empresa atuar nesse canal. “Nosso desafio é entender melhor nossa atuação nas redes sociais, pois nosso produto é roupa íntima masculina e nosso público não gosta de compartilhar informações. Com isso, estamos tomando novas medidas para relacionar conteúdo ao produto, de acordo com o interesse no cliente”, diz o CEO da marca, Leandro Cosa.

No aspecto tecnológico, o executivo acredita que o gargalo é integração das plataformas às ferramentas de TI. “O que percebe hoje é que as mídias sociais são muito dinâmicas e a cada dia surge uma nova rede. Porém, as soluções tecnológicas não acompanham essa velocidade”, completa Cosa.

Ubirajara Santos, CIO do Super ABC concorda com Cosa e acredita que a integração das mídias sociais com o backoffice do Varejo é o maior gargalo do setor. “Quando nos deparamos com erro de precificação, por exemplo, percebemos os erros dessa integração. Se o varejista não tiver um plano diretor de TI bem alinhado com a missão do negócio, atuar nessas novas redes de relacionamento será muito complexo”, aponta.

“A palavra-chave das redes sociais no Varejo é integração. O varejista precisa experimentar as soluções tecnológicas que estão disponíveis e não deixar de atuar nesse canal”, finaliza Juliano Moretti.
Fonte: Maxpress
Tags: Mídias sociais, Desafio, Integração, Varejo
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
vendas economia veículos ecommerce são paulo e-commerce preços consumo varejo natal shoppings indústria inadimplência ipi crédito faturamento supermercados comércio eletrônico franquias comércio

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront