Quinta-feira, 11 de Junho de 2015
Big data e Varejo: como personalizar a experiência de compra? Big data e Varejo: como personalizar a experiência de compra?
O primeiro painel do Congresso e Exposição TI & Varejo destacou temas como big data, computação cognitiva e como alavancar a experiência de compra do consumidor. Segundo Luciano Ramos, software reaserch da IDC, há cinco anos, o mercado vem revolucionado a oferta de soluções mais relevantes que se adequem ao novo momento de integração de diversas fontes de dados e maior interação com o cliente.

“Estamos vivendo um momento muito importante no comércio, mas que envolve uma série de desafios”, diz Ramos. “Com uso de big data, o céu é o limite. O que enxergamos nos próximos cinco anos é uso massivo da análise de dados com maior interação tecnológica. Mas a grande dificuldade do varejista hoje é a falta de pessoas capacitadas e a própria cabeça dos comerciantes no sentido de investir em novas tecnologias”, acrescenta Dagoberto Hajjar, CEO na Advance Consulting.

Para Daniel Prando, diretor de TI e E-commerce do Grupo SBF, o big data alavanca a experiência do consumidor. Para isso, a Centauro, que faz parte do grupo, está trabalhando com essa tecnologia na parte de personalização, com o objetivo de entender melhor o consumidor, tanto os nativos digitais quanto os migrantes digitais.

“Ofertamos os produtos personalizados de acordo com a navegação do usuário. Só conseguimos fazer isso com o big data, porém, o quesito capacitação é o maior desafio para a implementação do big data no Brasil. Internamente, estamos montando um time para atuar na análise da montanha de informações que estamos guardando”, completa Prando.

De acordo com Marcos Correa, CIO da Dellavia Pneus, a rede varejista está no início do uso de big data. “Por enquanto, estamos em um processo embrionário, mas essa tendência está na nossa agenda de investimentos. Hoje, estamos sendo amparados por um player de mercado e usando as informações não só nas vendas, mas também na abertura de novas unidades, a fim de disseminar a nossa rede de lojas em todo o País”, acrescenta Correa.

“Além dos desafios de implementação, o CIO também passa por um momento de desenvolvimento a fim de colocar em prática as inovações que o big data traz para o Varejo. O CIO tem que alavancar o negócio no sentido de gerar mais vendas”, diz Luciano Ramos, da IDC. “O Brasil ainda está atrás na adoção dessa tendência, os projetos de big data devem gerar US$ 780 milhões no País até o final do ano, esses números são investimentos iniciais nessa tecnologia”, finaliza Luciano Ramos.

Daniel Prando discorda do especialista da IDC e acredita que o big data no e-commerce brasileiro está muito avançado, principalmente no sentido de personalização. “O Brasil não vive um gap em relação a outros países. Eem alguns casos, os varejistas brasileiros superam em expertise de uso do big data”, defende. Marcos Correa concorda com Daniel. “Sim, temos um processo de maturidade, mas estamos o comércio online avança em passos largos”, conclui.
Fonte: Decision Report
Tags: Big data, Varejo, Experiência, Compra, Personalização, Comércio, Tecnologia
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
inadimplência franquias consumo crédito comércio eletrônico e-commerce vendas ecommerce natal faturamento comércio varejo ipi shoppings economia indústria supermercados veículos preços são paulo

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront