Sexta-feira, 29 de Maio de 2015
Franquias faturam R$ 31 bi no 1º trimestre do ano, diz ABF Franquias faturam R$ 31 bi no 1º trimestre do ano, diz ABF
São Paulo - O setor de franquias faturou 31,3 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2015, segundo a Pesquisa de Desempenho Trimestral do Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento nominal (ou seja, sem descontar a inflação) do franchising cresceu 9,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2014, o faturamento foi de 28,7 bilhões de reais.

Em comunicado, a presidente da associação, Cristina Franco, elenca vários fatores que repercutiram na alta no faturamento: desde a abertura de novas lojas, mesmo que em ritmo menor, até mudanças comportamentais que vêm de alguns anos, como a busca por qualificação profissional, a necessidade de se alimentar fora do lar e a presença da mulher no mercado de trabalho.

Veja, a seguir, quais foram os segmentos de franchising que mais cresceram no primeiro trimestre do ano:

Segmento | Alta do faturamento

Alimentação | 14%
Esporte, Saúde, Beleza e Lazer | 14%
Comunicação, Informática e Eletrônicas | 11%

O diretor de inteligência de mercado da ABF, Claudio Tieghi, explica em comunicado que, em épocas de crise, os segmentos mais tradicionais tendem a se fortalecer. É o caso do ramo de alimentação e o de esporte, saúde, beleza e lazer. Já a alta do faturamento no setor de comunicação, informática e eletrônicos reflete a crescente digitalização da sociedade, segundo o diretor.

A ABF mantém a estimativa de crescimento do faturamento do setor em 2015 de entre 7,5% e 9% em relação ao ano passado. Para a associação, o número de marcas deve aumentar 8% e o de novas unidades deve crescer entre 9% e 10%.

Localização e expansão

Mesmo com a popularidade dos shopping centers, a rua ainda é a preferência dos franqueados. Apenas 11% das franquias operam exclusivamente nos centros de compras, enquanto 50% das unidades franqueadas possuem apenas a loja de rua.

Outro aspecto ressaltado pela ABF foi o de franquias que possuem uma presença no exterior, seja por meio de uma unidade própria ou por franqueados. Os segmentos líderes em internacionalização são os de Acessórios Pessoais e Calçados (16%) e de Comunicação, Informática e Eletrônicos (15%).
Fonte: Exame
Tags: Franquias, Faturamento, Abf, Pequenas empresas, Franchising
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
franquias indústria veículos preços faturamento consumo natal ecommerce comércio varejo shoppings ipi são paulo e-commerce vendas crédito comércio eletrônico inadimplência supermercados economia

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront