Segunda-feira, 27 de Abril de 2015
Sebrae-SP disponibiliza cartilha para vendas no Dia das Mães Sebrae-SP disponibiliza cartilha para vendas no Dia das Mães
A fim de ajudar lojistas a aumentarem as vendas na data considerada a segunda mais importante para o comércio – atrás apenas do Natal – o Sebrae-SP lançou a cartilha Venda Melhor - Dia das Mães, com dicas que vão desde como escolher ou treinar a equipe de vendas até sugestões sobre como expor os produtos à venda de forma correta e atrativa.

“Nesse momento, divulgar seu negócio é fundamental. O consumidor precisa saber que sua loja existe e o que oferece, e datas sazonais, como o Dia das Mães, trazem desafios e oportunidades para o varejo”, explica Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

Entre as informações disponíveis na cartilha, estão sugestões para preparação da equipe de vendas, com citações sobre o que não deve ser feito, como: admitir funcionários inexperientes para economizar em salários ou, ainda, contratar pessoas que, posteriormente, terá dificuldade em demitir, como amigos ou parentes. O empresário também deve ficar atento às contratações de última hora, que podem mais atrapalhar do que ajudar. Outra questão importante abordada diz respeito à forma como os produtos são expostos. Uma dica é criar uma área nobre na loja onde possa focar os olhos do consumidor nos produtos que quer vender. Além disso, sabe-se que o ponto de venda é onde o consumidor toma a decisão de compra. Logo, além de expor de forma estratégica e correta, é importante precificar os produtos de forma visível, pois peças sem preço podem fazer com que o cliente se desinteresse.

Sobre o atendimento aos clientes de forma geral, é fundamental que o fluxo de pessoas dentro da loja seja facilitado, coordenando a fila para os pacotes, organizando o espaço em torno do caixa, dentre outras questões. “É importante que o lojista monte previamente um checklist com tudo o que deve ser feito antes mesmo de abrir o estabelecimento”, alerta Caetano.

As redes sociais também devem ser usadas como aliadas do empresário. Algumas dicas são: promover a data na rede, com textos sobre o Dia das Mães e convidar os seguidores para uma visita à loja virtual e também à loja física. Para quem já vende pela Internet, atualizar o site com ofertas, descrever os produtos de forma clara e correta e disponibilizar chats ou e-mails para esclarecer as dúvidas pode ajudar a incrementar as vendas.

Outras dicas importantes para aproveitar o Dia das Mães:

1. Deixe preparado o esquema de divulgação – contato com pessoal de criação publicitária, gráficas e veículos de comunicação;

2. Inicie o treinamento do pessoal para novos produtos e reforce os conhecimentos sobre atendimento ao cliente nos aspectos de demonstração dos produtos, técnicas de apresentação de preços e fechamento da venda;

3. Faça uma reunião com a equipe e prepare um plano de incentivo a todos os funcionários da empresa, principalmente à equipe de vendas;

4. Faça uma revisão completa no visual da loja, começando pela fachada, luminosos, vitrine e portas de entrada;

5. Adapte a loja à data, pois o cliente gosta de ver que o empresário está preocupado em mostrar que segue tendências e traz sempre novidades;

6. Faça com que as promoções sejam um atrativo diferenciado da mera questão do preço.

A cartilha Venda Melhor- Dia das Mães do Sebrae-SP ainda traz orientações aos empresários para que liquidem a sobra de estoque após a data. Confira em http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/guias_cartilhas/vm_dia_maes_2015.pdf
Fonte: Divulgação
Tags: Sebrae sp, Cartilha, Vendas, Dia das mães, Comércio
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
franquias ipi economia shoppings faturamento e-commerce vendas veículos crédito preços natal são paulo consumo comércio eletrônico supermercados indústria varejo ecommerce comércio inadimplência

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront