Quinta-feira, 16 de Abril de 2015
MA é 3º em ranking geral de queda de vendas no país, diz IBGE MA é 3º em ranking geral de queda de vendas no país, diz IBGE
Relatório divulgado nessa terça-feira (14) pelo IBGE sobre as vendas em todo país mostra que o Maranhão está entre os estados que apresentaram as maiores quedas no volume de compras em fevereiro deste ano, em comparação com igual período do ano passado, atrás de Goiás (10,6%), Mato Grosso (8,9%) e empatado com o Distrito Federal (8,7%).

A mudança de hábito pode estar entre as explicações para a queda de 10,4% nas vendas de combustíveis. Para gastar menos com combustível, o auxiliar administrativo Sérgio Luís Dutra anda de motocicleta durante a semana e de carro só aos sábados e domingos.

"E eu já tô sentindo o meu custo até mesmo na moto por causa do aumento nesse preço do combustível", contou.

O levantamento também revela que os consumidores estão pisando no freio do carrinho de compras dos supermercados. "A gente tem que enxugar, tem que tirar um pouco o supérfluo. O que a gente conseguia comprar com cem, duzentos reais, agora a gente não compra", afirma a educadora física Aline Lima.

De oito itens pesquisados, cinco registraram queda. A venda de eletrodomésticos caiu mais de 10%, tecidos, vestuário e calçados tiveram queda acima dos 7% e a venda de livros, jornais, revistas e produtos de papelaria caiu 5,3%.

Janeiro e fevereiro

O comparativo entre janeiro e fevereiro deste ano mostra que as vendas também diminuíram em 7 dos 10 produtos pesquisados. Materiais de construção civil, tecidos, vestuário e calçado caíram 1,3% e houve queda nas vendas de veículos e peças acima dos 5%.

Os artigos que tiveram impacto positivo na composição do resultado foram artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos, que obtiveram aumento de 3%, além dos equipamentos de escritório e informática, com 8%.

"Enquanto empreendedor, enquanto empresário, nós não podemos desanimar. Temos que buscar estratégias para buscar o consumidor, para que ele venha e compre", diz a presidente da Associação Comercial do Maranhão Luzia Resende.
Fonte: G1 MA, com informações da TV Mirante
Tags: Maranhão, Ranking, Queda, Vendas, Ibge, Volume de compras
São Paulo - A Casas 17/09/2014 - Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil
São Paulo – Nos últi22/07/2014 - 20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP
São Paulo - Ter uma 11/05/2015 - 30 opções de franquias para trabalhar de casa
São Paulo – Muitos e04/08/2014 - 20 opções de franquias para abrir em casa
São Paulo - Muitos e06/07/2015 - 20 franquias para quem pode investir até 20 mil reais
Os shoppings da Gran05/12/2014 - SP: Shoppings têm horário especial em dezembro para compras de Natal
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
faturamento natal indústria e-commerce veículos consumo ecommerce comércio são paulo varejo comércio eletrônico franquias supermercados inadimplência ipi economia crédito preços vendas shoppings

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront