Quarta-feira, 11 de Março de 2015
As 10 tendências globais de consumo da trendwatching.com para 2015 As 10 tendências globais de consumo da trendwatching.com para 2015
A cada ano, a equipe da trendwatching.com analisa as tendências mais significativas do período, estuda como elas evoluíram ao longo do período e faz algumas apostas sobre alguns dos movimentos globais de consumo que serão mais importantes no ano que começa.

Trata-se de um “conteúdo para usar”. Cada uma dessas tendências abaixo traz várias possibilidades de inovação para sua marca. Elas podem sugerir a criação de novos produtos, serviços, modelos de negócio, campanhas de comunicação. O que cada marca deve fazer é adaptar essas inovações à sua região, setor e aos seus consumidores. A inovação genuína emerge justamente desse cruzamento entre a tendência e a sua marca.

Além disso, partir de agora, todos os informes da trendwatching.com trazem um recurso de interatividade. Os leitores podem votar se aquela tendência que acabaram de ler é relevante para sua região e sua indústria.

Ainda para 2015 a trendwacthing.com traz outras novidades, como um Seminário latino americano de tendências em São Paulo, que será realizado em setembro de 2015, além do lançamento de um livro que irá destacar sobre como as pesquisas de tendências podem estimular a inovação.

1) INSTANT SKILLS

Há anos a trendwatching.com vem falando de STATUS SKILLS (habilidades, aptidões que os consumidores desenvolvem e que concedem status a eles). Nesse momento em que muitos consumidores estão vivendo um momento “pós-status”, eles vão se importar menos com o que eles possuem ou com que podem comprar e mais com o que eles podem fazer ou criar a partir dos produtos, serviços e plataformas. Esses consumidores anseiam por adquirir novas aptidões. Pense em uma leva de produtos que permitam ao consumidor desenvolver uma nova atividade instantaneamente como o “Seedsheet”, que identifica quais as plantas podem prosperar no jardim estimulando a jardinagem.

Com exemplos das marcas Palate Home & Hexo +

2) FAST LANING

Consumidores esperam, principalmente das marcas com as quais eles ainda são fiéis, opções para acessar os produtos e serviços ainda mais rápido. Em 2015, cada vez mais as marcas desenharão maneiras criativas para que todos os consumidores, e não apenas seus clientes VIP, driblem alguns lugares na fila e possam acessar o consumo mais rápido. Essa tendência é representada por aplicativos que agilizam a vida, como o da Starbucks que permite o consumidor fazer o pedido antes de chegar à loja.

Com exemplos das marcas Starbucks & Taco Bell.

3) FAIR SPLITTING

Para muitas marcas, a opção de “fazer pagamentos pelo celular” (mobile payments) já deixou de ser um sinal de “avanço”. Essas marcas estão adicionando um outro benefício aos pagamentos digitais, estão criando outros recursos para seus consumidores como também a possibilidade de dividirem os custos dos pagamentos dos produtos e serviços com outros amigos/pessoas. Pense em novos aplicativos de taxi que permitem não apenas pagar a corrida, mas pegar outros passageiros no caminho para dividir a conta.

Com exemplos das marcas Áudio Unite, Lift Line & Guevara.

4) INTERNET OF SHARING THINGS

A economia colaborativa se encontra com a “INTERNET DAS COISAS”. Quando um número maior de objetos se conecta à internet (os objetos se tornam inteligentes), encontra-se novas maneiras de se extrair valor deles - e o acesso compartilhado de produtos é uma dessas novas formas. Considere uma nova legião de produtos e serviços - desde bicicletas, guarda-chuvas a espaços físicos – que podem ser controlados pelos consumidores à distância e que pode ser trocado entre eles.

Com exemplos das marcas Umbrella Anywhere, BitLock & Breather.

5) BRANDED GOVERNMENT

Em 2015 , as marcas com visão de futuro vão intensificar seus esforços para criar mudanças reais e significativas na sociedades em que estão inseridas – seja nos seus bairros, cidades e no planeta. Trata-se de ir além de iniciativas “padrões” de Responsabilidade Social, mas identificar deficiências governamentais e agir sobre elas. Reexamine o compromisso que você e a sua empresa tem com as causas que afligem os consumidores como fez o aplicativo Waze. A plataforma criou o projeto “Connected Citzens” no qual divide com os governos informação para a melhoria do trânsito urbano.

Com exemplos de marcas Volvo & Easy Taxy.

6) POST-DEMOGRAPHIC CONSUMERISM

Os padrões de consumo já não são definidos por segmentos "tradicionais" demográficos, como idade, sexo, localização, renda , situação familiar…O que isso quer dizer para sua marca? Nunca deixe de monitorar todos os dados demográficos, mas cruze as possibilidades que eles apontam, desafie as definições dos grupos e explore micro segmentações para criar inovações relevantes. Essa é uma grande chance da sua marca encantar outros consumidores que não sejam parte do seu público tradicional.


7) CURRENCIES OF CHANGE

Estamos todos tentando mostrar uma versão melhor de nós mesmos. Seja emagrecer, tonificar o corpo, deixar de fumar – ou usar menos as redes sociais. O apelo pela auto-superação hoje em dia é constante – por motivos internos e externos: hoje muitos consumidores são expostos constantemente a uma mídia que indiretamente diz a eles “o que você é, o que você faz não é suficiente”. Para ter uma vida mais equilibrada, para ter mais energia, para aprender novas capacidades (seja terminar um curso ou começar uma nova faculdade) os consumidores vão desejar recompensas tangíveis das marcas. As marcas que intensificarem seus esquemas de premiação dos consumidores como formas de estimularem eles alcançar suas metas ganharão destaque. É o caso de iniciativas como a do banco russo Alfa que remunera consumidores que fazem exercícios físicos. Quais os objetivos que seus consumidores estão tentando alcançar? Sua marca poderia criar recompensas para estimular esses consumidores?

Com exemplos das marcas Foodtweeks & Fietmodus.

8) SYMPATHETIC PRICING

Apenas 30% dos consumidores globais pensam que as marcas tem um compromisso sincero com os seus clientes (Edelman, outubro de 2014). Para compensar isso, as marcas estão fazendo esforços objetivos e criativos (leia-se estão dando DESCONTOS surpreendentes) para mostrar que se importam com seus consumidores. Essas marcas estão “aliviando” os preços, dando descontos por uma causa ou em função de uma circunstância pessoal ou significativa vivida por esses consumidores. Isto é, essas empresas estão de fato se colocando “no sapatos” de seus consumidores. Foi o caso da editora Lote 42 que deu 10% de desconto por cada gol que a seleção brasileira tomou na Copa do Mundo.

Com exemplos de marcas South China Morning Post & Pare Up.

9) ROBO LOVE

Esqueça as fantasias de ficção científica: muitos consumidores terão seus primeiros encontros cara a cara com robôs em 2015. E eles vão gostar.
Os robôs chegaram não só para cortar custos nas empresas como para aumentar a satisfação dos consumidores. Marcas como a Nestlé que está testando um robô para guiar os consumidores por todas as tonalidades de sabor de café é um bom exemplo de ROBO LOVE.

Com exemplos das marcas Lowe & Dusseldorf Airport.

10) BRAND STANDS

Saia de cima do muro e tome uma posição! Os consumidores estão recompensando marcas corajosas que se alinham com as conversas difíceis e necessárias do nosso tempo. Por exemplo, temas polêmicos que normalmente são tratados nos telejornais, mas evitados pelas marcas. Temas como bullying, os privilégios de uma classe ou grupo social, a transparência (e a falta dela) na publicidade se tornam assuntos de campanhas de empresas que estão surfando nessa tendência.

Com exemplos das marcas Pantene Índia & Glamour.
Fonte: Portal da Propaganda
Tags: Trendwatching.com, Tendências globais, Consumo, Marketing
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