Inspira Ação Inspira Ação
Os desafios enfrentados por profissionais e empresas na busca de competitividade e permanência (com sucesso) no mercado estão cada vez maiores. Competir em ambientes incertos, dinâmicos e complexos exige competência de quem se habilita a aproveitar as oportunidades.

Atualmente, algumas competências determinam o perfil das empresas e profissionais com mais probabilidade de vencer, são elas: habilidade e rapidez para aprender, convertendo conhecimentos em ações efetivas; humildade para admitir a necessidade de reinvenção; disposição para adotar novas tecnologias e determinar processos internos que melhorem a eficiência; foco permanente em resultados; entre outras.

É necessário desenvolver um modelo de trabalho para sobreviver às turbulências do mercado e adquirir vantagens competitivas. Caso não se tenha capacidade para criar e/ou inovar, é necessário ter a humildade para copiar. Quando se fala em copiar, deve-se entender como sendo o caminho das boas práticas, do benchmarking e do aprendizado. Enfim, às vezes não é necessário reinventar a roda.

Assim, a partir desta edição começaremos a citar exemplos de quem está inovando e alcançando bons resultados. 

Inspira Ação 1

Uma ótima ideia na hora de atender com excelência é determinar uma sequência de etapas a serem cumpridas, a fim de construir uma experiência de compra diferenciada. Vender é uma técnica que exige planejamento, aprendizado e repetição para ser bem-sucedida.
 
Quando uma rede de lojas consegue estabelecer este padrão de comportamento na equipe, ela estabelece um DNA, uma identidade e isso causa impacto junto ao cliente. Ao estar em contato com aquela marca, ele acredita que terá acesso a determinados procedimentos, cuidados ou, até mesmo, mimos.

Para chegar a este ponto, a empresa pesquisou; identificou o que poderia ser feito; explicou e reforçou benefícios; treinou colaboradores; acompanhou a manutenção do padrão; reconheceu e premiou aqueles que colaboram positivamente.

Inspira Ação 2

Às vezes o trabalho no varejo e/ou em serviços se torna estressante pela rotina, pelos constantes desafios e exigências de excelência. Nesse momento a gestão deve lançar mão de alguma ferramenta, com o objetivo de garantir a correção ou a melhoria da performance da equipe.

Um excelente exemplo é propor jogos e competições para a equipe. Jogos que façam com que ela queira jogar e ganhar. Competições elaboradas de forma profissional, elevando a produtividade e melhorando o moral da equipe. É como se todo dia tivéssemos um motivo diferente e importante para produzir mais e melhor.

Para melhorar seus resultados, uma determinada empresa resolveu adotar esse tipo de ferramenta como rotina em seus PDVs, criando um ambiente mais motivante para seus colaboradores e mais descontraído para os clientes.

Esses são alguns insights. São dicas do que podemos fazer para agir proativamente e melhorar os nossos níveis de produtividade. Mais e mais ideias virão, mas uma coisa é importante: não basta somente se inspirar, é necessário agir!

Boas vendas e muita paz!

Fernando Lucena é consultor e presidente do Grupo Friedman, empresa de consultoria e treinamento em Varejo.
Tags: Oportunidades, Competência, Talento
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