• Setembro de 2017
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Marketing com base em dados aumenta fidelidade dos consumidores às marcas, aponta pesquisa

Novo estudo da Turn, em conjunto com a Forbes Insights, mostra que campanhas de marketing com base em cruzamentos de dados têm três vezes mais chances de fidelizar consumidores do que campanhas que não usam dados

A TURN (www.turn.com), uma das maiores plataforma de DSP (Demand Side Plataform) e DMP (Data Management Plataform) do mundo, há dois anos no Brasil e uma das pioneiras mundiais na atividade de mídia programática, acaba de lançar uma pesquisa, em conjunto com a Forbes Insights, que demonstra que campanhas de marketing com base em dados têm três vezes mais chances de fidelizar os consumidores impactados do que as campanhas que não utilizam de dados.

Realizada com mais de 300 executivos de marketing de grandes e médias empresas de todo o mundo, a pesquisa “Data Driven and Digitally Savvy: The Rise of the New Marketing Organization” revela que, hoje, o marketing com base em dados é crucial para o sucesso das campanhas de marketing no contexto de uma economia global competitiva, de acordo com a experiência destes executivos ao lidarem com a mídia programática e campanhas com bases em cruzamentos de dados.

A pesquisa aponta que 74% dos executivos que utilizam estratégias com base em dados alcançam vantagens competitivas em relação a concorrentes, no engajamento e fidelização dos consumidores, enquanto apenas 24% dos executivos que não se baseiam por dados conseguem algum tipo de resultado em suas campanhas. Em média, executivos que realizam o marketing orientado por dados têm seis vezes mais chance de relatar vantagens em relação aos concorrentes em termos de rentabilidade e possuem três vezes mais chance de ter um aumento de receitas do que concorrentes que não usam insights com base em dados. Cerca de 55% dos marqueteiros que dirigem sua campanha com base em insights provenientes de dados veem um aumento de receitas, em comparação a 20% dos marqueteiros que não conduzem campanhas com base em dados.

“Este relatório mostra a importância de coletar dados e da expertise de utilizá-los nas campanhas de marketing”, afirma Fernando Tassinari, diretor para América Latina da Turn. “As recentes inovações dão a possibilidade de obter um conjunto maior de dados em profundidade, que correspondem à exposição do consumidor à marca. As empresas precisam investir em métodos eficientes para coletar esses dados como, por exemplo, dados de vendas, pedidos de clientes e indicadores para a fidelidade dos clientes. Desta forma, os profissionais de marketing podem basear suas decisões para campanhas de marketing, bem como para decisões de negócios mais amplas, sobre o que seus clientes realmente querem, em vez de confiar em adivinhações”, afirma Tassinari.

O relatório também traz os setores que estão se dando melhor com o marketing baseado em dados, como o de viagens e o de varejo. Cerca de 67% dos executivos de empresas de viagens afirmam ter obtido vantagem competitiva em seu setor, com maior fidelidade dos clientes, como resultado direto da utilização de dados em suas campanhas. Já na indústria do varejo, 55% dos executivos afirmam estar obtendo vantagens e 52% afirmam conseguir mais clientes através do marketing baseado em dados.

Sobre a pesquisa

Realizada em outubro de 2014, a pesquisa recebeu um total de 331 respostas de executivos seniores. Dos entrevistados, 64% eram vice-presidentes ou diretores e 28%, executivos de nível C ou vice-presidentes seniores. Indústrias representadas na pesquisa incluem os setores de tecnologia (21%), varejo (18%), telecomunicações (15%) e bens de consumo (10%). Outras indústrias incluídas: publicidade, viagens, automóveis e bancário. Quase a metade, 48%, são empresas com US$ 1 bilhão ou mais em receitas anuais, e outros 16% tinham entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão em receitas.

A pesquisa, em inglês, pode ser baixada pelo link: http://turn.li/1vOY9uB

Plataformas TURN

As plataformas da TURN, a cada dia, fazem mais de 100 bilhões de decisões de publicidade baseadas em dados; realizam análises de mais de 1,5 bilhão de atributos de clientes anônimos e oferecem acesso instantâneo a bilhões de impressões de anúncios digitais, resultando em uma inigualável capacidade de fornecer informações que podem mudar o jogo para qualquer anunciante.

A TURN fornece três aplicações de marketing em tempo real: Audience Suite, uma plataforma de gerenciamento de dados e planejamento de audiência; Campaign Suite, uma plataforma de execução de mídia digital para vídeo, publicidade móvel, social e de display, e o Datamine Analytics, que possibilita explorar dados, otimizá-los e armazená-los, e foi construído para publicitários e profissionais de mídia. A TURN trabalha com as melhores marcas do mundo, agências e mesas de negociação (trading desks), incluindo Accuen, Aegis, Amnet, Chrysler, Experian, Kraft, Kimberly – Clark, Microsoft, OMD, Thomas Cook, Toyota, Travelers, Verizon, VivaKi e Zales.

Sobre a Turn

A Turn oferece insights em tempo real que transformam a maneira pela qual as principais agências publicitárias e profissionais de marketing tomam decisões. Os aplicativos em nuvem e arquitetura de escala da Internet da empresa trabalham juntos para oferecer uma imagem completa dos clientes, a execução de campanhas multicanal e a conexão com um ecossistema mundial de mais de 100 parceiros.

Com sua matriz instalada no Vale do Silício (EUA), a Turn possui 450 funcionários e 18 escritórios ao redor do planeta que permitem uma atuação integrada nos cinco continentes. A força da empresa pode ser medida pela quantidade de parceiros de grande porte com os quais trabalha. A Turn tem como clientes cinco das seis maiores “mesas de operações” (Trading Desks) do mundo, como o Omnicom Group, Aegis, WPP e Publicis; mais de 200 agências, como a MediaVest, Sq1, Groupm e Sapient, e 75 dos 100 principais anunciantes do mundo, como AT&T, HP, Bank of America, Chrysler, Unilever, Verizon, entre outros.