Estabelecendo um sistema ou método de trabalho Estabelecendo um sistema ou método de trabalho
Você já passou em frente a alguma empresa gigantesca e pensou: "Como será que essa empresa conseguiu se tornar assim tão grande? Eu já acho tão difícil administrar a minha loja, que é tão pequena se comparada a esta!" A única maneira de uma grande empresa sobreviver e crescer é ter um sistema ou método de trabalho.

O Manual de Normas e Procedimentos é uma relação de todas as normas e procedimentos que um funcionário novo precisa saber, ou que o empregado mais antigo pode precisar consultar. As pessoas dizem, muitas vezes, que ninguém lê manuais de normas e procedimentos. Ora, esses manuais não são feitos para servir de leitura para os funcionários, e sim para explicar e ilustrar qualquer tipo de procedimento que eles precisem saber para serem capazes de executar uma tarefa.

Quando não há Manual de Normas e Procedimentos em uma loja, corre-se o risco de as tarefas serem realizadas aleatoriamente.

Se as normas não estão escritas em algum lugar, não há meio de responsabilizar as pessoas por suas ações. Por exemplo, se a vendedora Maria fizer uma troca de modo inadequado e você a repreender, ela poderá dizer: "Nunca me explicaram o procedimento adequado" ou "Nunca soube que esta era a maneira correta de fazê-lo." Se você tivesse um manual com todas as normas e procedimentos que envolvem uma troca, você poderia responsabilizar Maria por ignorar a informação do Manual.

Para ser eficaz, o Manual precisa ser escrito de modo que a simples leitura de um de seus capítulos permita que o funcionário explique ou demonstre o tópico com suas próprias palavras. 
O Manual de Normas e Procedimentos visa simplesmente definir e explicar com clareza as regras que todos os funcionários deverão seguir enquanto trabalharem na sua empresa. Muitas vezes, as boas intenções do Manual fracassam devido a um texto confuso. Se você ficar preocupado em fornecer explicações técnicas e minuciosas demais, podem passar meses ou mesmo anos até que o manual fique pronto. 

Além disso, um texto complicado pode levar o novo funcionário a interpretar erroneamente normas ou procedimentos. Por isso, use termos simples, corte todos os "porquês" desnecessários e determine com clareza o resultado esperado, para que TODOS os funcionários possam compreender e cumprir as regras estabelecidas. Eis um exemplo de uma explicação excessivamente longa das normas de cartão de ponto eletrônico:

"Um novo cartão de ponto eletrônico deverá ser entregue no primeiro dia de trabalho de cada funcionário. O indivíduo deve certificar-se de que seu nome e número, assim como o nome e o número da loja, estejam explícitos de forma correta. Caso contrário, poderão ocorrer mal-entendidos durante a confirmação dos horários de entrada e saída.” 

Como afirmamos acima, a finalidade do Manual de Normas e Procedimentos é explicar com clareza as regras que todos os funcionários deverão seguir. No texto acima, referente às normas de utilização do cartão de ponto eletrônico, as explicações e consequências foram redigidas desnecessariamente, confundindo a regra e criando um tom negativo. A mesma informação pode ser dada de forma bem mais simples:

"Um novo cartão de ponto eletrônico será entregue no primeiro dia de trabalho do funcionário. Para evitar mal-entendidos durante a confirmação dos horários, certifique-se de que seus dados, bem como os da loja, estejam corretos.”

Nessa nova explicação, fica bastante claro que cada funcionário deve ser responsável pela conferência de seus dados. Caso ocorram mal-entendidos na confirmação dos horários, você poderá explicar com facilidade na ocasião em que existirem. Contudo, não use o tempo e o espaço do seu manual para explicações complicadas que confundam o funcionário.

Este conteúdo faz parte do Programa de Supervisão de Lojas (PSL), da GS&Friedman.
Tags: Manual de normas, Procedimentos, Regras de uma empresa, Métodos de trabalho
16/11/2016 - O que é funil de vendas e como aplicá-lo ao varejo?
18/01/2017 - Estabelecendo um sistema ou método de trabalho
29/11/2016 - Como criar um processo de vendas de forma simplificada para sua empresa
22/03/2017 - Como rever os preços de venda de seu produto ou serviço
04/01/2017 - Entrevista de desligamento: como proceder?
11/01/2017 - Entrevista improvisada: um dos grandes riscos da seleção
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
gerenciamento supervisão liderança operações gestão varejo loja habilidades desempenho preparação atendimento normas vendas empreendedorismo dicas treinamento procedimentos negócios sucesso motivação

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront