Extra Extra
Eletrodomésticos, livros, celulares, eletrônicos, móveis, dispositivos de informática, alimentos dos mais diversos tipos, entre outros itens – todos com preços baixos e ótimas condições de pagamento. Foi assim que a marca EXTRA construiu uma imagem de sucesso entre milhões de famílias brasileiras. Atualmente, a rede oferece tudo que a família precisa. Desde um sortimento completo de alimentos, até as maiores novidades de tecnologia, itens para casa e moda básica com estilo, garantindo sempre o melhor preço do mercado. 
A história 

A marca EXTRA nasceu da necessidade que o Grupo Pão de Açúcar tinha de reformular e modernizar o conceito de sua rede de hipermercados Jumbo, presente no mercado desde 1971. Eram grandes lojas, com amplo estacionamento, comercializando produtos alimentícios e não alimentícios, que vendiam de alface a helicóptero. A primeira unidade do EXTRA foi inaugurada no ano de 1989 na cidade de Campo Grande (Mato Grosso do Sul) no mesmo local onde antes operava uma loja do Jumbo, uma experiência que se estenderia a todos os outros hipermercados do grupo nos anos seguintes. Em 1990, antigos hipermercados Jumbo, em São Paulo, Paraná e na cidade de Belo Horizonte, foram adaptados à nova filosofia e passaram a ser denominados EXTRA. Em novembro deste mesmo ano foi inaugurado o EXTRA na cidade de Campinas, que construído especialmente para este fim, marcou uma segunda geração de hipermercados.
EXTRA passou a ser a única bandeira de hipermercados do Grupo Pão de Açúcar em 1993, quando a marca Jumbo foi oficialmente extinta. Em 1997 o EXTRA João Dias, inaugurado no ano anterior, passou a funcionar 24 horas por dia, sendo o primeiro hipermercado do Brasil a ter este horário de funcionamento, facilitando assim a vida dos consumidores, que podiam ter a possibilidade de fazer compras a qualquer hora do dia ou da noite. Ainda neste ano, com a aquisição do hipermercado Freeway no Rio de Janeiro, a bandeira EXTRA representou o primeiro passo do Grupo neste segmento em terras cariocas. Foi sob a bandeira EXTRA que, no ano de 2000, pela primeira vez o Grupo Pão de Açúcar lançou uma linha de produtos com marcas próprias. Esta linha contava aproximadamente 200 produtos, que incluía itens perecíveis, mercearia e bazar; sendo hoje conhecida como Qualitá.
As farmácias próprias, batizadas de DROGARIA EXTRA, foram implantadas em 2001, no interior de duas lojas dos hipermercados em Mauá e Taboão, com o intuito de oferecer mais serviços aos clientes. Pouco depois, em 2002, a rede de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, Eletro, passou a operar sob a bandeira EXTRA ELETRO, agregando ainda mais força ao nome EXTRA HIPERMERCADOS. No estacionamento do EXTRA de Mogi das Cruzes, na grande São Paulo, foi inaugurado em 2004, o primeiro POSTO EXTRA, com bombas eletrônicas de combustível e equipamentos de última geração, ecologicamente corretos, licenciados e certificados pela Cetesb.
Pouco depois, em 2005, foi inaugurado um novo conceito da loja EXTRA ELETRO, na cidade de Sorocaba: o de oferecer soluções integradas para a casa, de móveis a equipamentos como eletrodomésticos e produtos eletrônicos.

Em 2007, a marca expandiu sua atuação. Além de responder pelo formato de hipermercados dentro do Grupo Pão de Açúcar e pelas lojas de eletroeletrônicos, com a rede EXTRA ELETRO, passou a assinar um novo formato de supermercados com o EXTRA SUPERMERCADO, que trazia a proximidade de uma loja de bairro e um sortimento alimentar completo. O segmento de lojas de conveniência ou proximidade passou a ser atendido com a marca EXTRA FÁCIL, disponível inicialmente somente no estado de São Paulo. Em 2010, a empresa iniciou um plano estratégico que modificaria a forma de como a marca Extra era aplicada em suas lojas. Esse plano consistia em transformar os hipermercados em uma das bandeiras da marca; assim, passaram a se chamar EXTRA HIPER. Já no ano seguinte, reformulou seu conceito de lojas de proximidade, iniciando assim o processo de conversão do formato Extra Fácil para MINIMERCADO EXTRA.
Mais recentemente um dos principais triunfos da marca foi a expansão dos supermercados de bairro: o MINIMERCADO EXTRA (anteriormente chamado Extra Fácil). Com a intenção de suprir uma demanda por mercados mais próximos e compensar a queda na visitação aos grandes supermercados, o formato obteve um rápido sucesso entre os consumidores. Além disso, outra iniciativa importante foi a evolução do portal extra.com de simples varejista para um shopping virtual, modelo semelhante ao que faz a americana Amazon.
Comprovando o pioneirismo do Grupo, o EXTRA foi a primeira rede do varejo a oferecer, em 2012, um sortimento alimentar e não alimentar em um mesmo canal de compra: nascia assim o serviço Extra Delivery. Com o intuito de atender a todas as necessidades da família em um único canal da internet, a empresa inovou mais uma vez e lançou o Shopping Mercado Extra o primeiro e único que reúne em um mesmo site ofertas de diferentes lojas com inúmeras opções de produtos e praticidade no momento do pagamento, disponível no mesmo endereço.
A rede construiu sua história de sucesso baseada em grandes ofertas, que servem de verdadeiros atrativos para os consumidores; facilidade de pagamento; e economia na compra. As promoções da rede variam de uma ocasião para outra, sendo que as datas comemorativas oferecem vantagens especiais aos consumidores. Além disso, a rede disponibiliza o CARTÃO EXTRA, que oferece benefícios ilimitados, incluindo o desconto de 25% na primeira compra, sem taxa de anuidade, várias datas de pagamento para o cliente escolher e até 40 dias para pagar.
Já CLUBE EXTRA, introduzido em 2014 como um clube de vantagens, válido tanto para as lojas da rede quanto para o comércio eletrônico, oferece benefícios diversos e vantagens exclusivas aos seus membros, através do acúmulo de pontos para trocar por vales compra, acesso a customização de ofertas, produtos e serviços, além de descontos exclusivos e participação preferencial em todas as ações realizadas pela marca.

As bandeiras 

O EXTRA é uma rede de varejo completa que oferece vários formatos de loja para atender aos consumidores com soluções para todos os momentos ou necessidades específicas, oferecendo variedade, qualidade, crédito, grandes marcas, atendimento simpático em um ambiente agradável, iluminado e confortável, sempre com muita economia: 

Extra Hiper 

Lojas amplas, com ambiente moderno e agradável, de fácil circulação e com amplo estacionamento, onde é possível encontrar grande variedade de produtos alimentícios e não alimentícios (as melhores marcas em eletroeletrônicos, eletrodomésticos e informática, além de moda têxtil, bazar para equipar a casa, itens para carro e muito mais). Oferece ainda atendimento e serviços diferenciados, como pagamento de contas, recarga de celular, lista de casamento, garantia própria e muito mais. São mais de 70 mil itens à disposição do consumidor. Para as crianças as lojas disponibilizam carrinhos menores para “suas comprinhas”; aos deficientes, carrinhos motorizados; bebês, carrinhos com bebê conforto e até fraldário. São mais de 140 lojas distribuídas em 15 estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. 

Extra Supermercado 

É um supermercado de bairro completo com toda a qualidade e política de preços da rede. Com foco no público direcionado às compras de reposição e de oportunidade, os destaques da loja são as seções de perecíveis e alimentos, valorizando o sortimento e o preço competitivo. Aliado à proximidade de atendimento da loja de vizinhança, o destaque também está nos itens de compra diária, nas seções de padaria, açougue, peixaria e hortifruti, além de produtos da cesta básica, limpeza e bazar, com utensílios para casa. Nessas lojas os clientes possuem vagas de estacionamento, além de serviço de correspondente bancário para pagamento de contas de água, luz, telefone, impostos e todos os boletos bancários. Os clientes contam ainda com a vantagem de efetuar seus pagamentos até às 21h00, no dia do vencimento; além da recarga de celular diretamente no caixa; e entrega em domicílio. São mais de 210 lojas distribuídas em 4 estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco. 

Minimercado Extra 

Em operação desde outubro 2007, esse formato de loja (anteriormente chamado Extra Fácil) tem como objetivos principais a praticidade e comodidade, resultando em uma experiência de compra conveniente e agradável, com serviços essenciais para o dia-a-dia e uma clara percepção de preço-qualidade. Com esse posicionamento, este conceito de loja está localizado sempre próximo à residências, escolas ou locais de trabalho, acompanhando o trajeto diário dos consumidores e possibilitando as compras dos produtos de necessidade diária, típicos do café da manhã ou da tarde, sobremesas e até mesmo itens para o almoço. Mesmo com uma área de vendas enxuta, com até 300 m², este formato oferece um sortimento de aproximadamente 3.500 itens entre produtos alimentícios, perecíveis e mercearia em geral, que são expostos em gôndolas baixas, permitindo a visualização de todas as seções. Há ainda à disposição dos clientes, fornos de micro-ondas e máquinas de café espresso para consumo imediato. São mais de 165 lojas no estado de São Paulo. 

Posto Extra 

Os postos fazem parte da rede independente de postos do Grupo Pão de Açúcar. São mais de 80 postos em todo o Brasil, onde quem abastece pode ficar sossegado, afinal, a bandeira trabalha somente com os maiores e melhores fornecedores do mercado. Todos os combustíveis são testados 3 vezes antes de chegar ao tanque do carro: o primeiro teste é feito na base de distribuição, o segundo logo que chega aos postos e o terceiro realizado por auditoria de laboratórios independentes. 

Drogaria Extra
 
Nasceu em 29 de novembro de 2001 com a inauguração de sua primeira loja no EXTRA em Taboão da Serra, em São Paulo. Em cada uma delas, o consumidor encontra tudo para a saúde e o bem-estar da sua família: medicamentos de referência, genéricos, itens de perfumaria e produtos para cuidados pessoais, além de contar sempre com um farmacêutico de plantão, pronto para atender a família a qualquer momento. O slogan da marca é “Drogaria Extra. Especialista no bem estar da sua família”. Hoje, são mais de 159 lojas à disposição.
A evolução visual 

A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Mais recentemente o logotipo da marca EXTRA foi modernizado, ganhando uma nova tipografia e formas mais arredondadas.

A identidade da marca é aplicada uniformemente para todos os seus formatos de lojas, com as palavras Hiper e Supermercado abaixo da marca mãe. Já drogaria e posto estão localizados na parte superior. Apenas o formato minimercado tem um logotipo diferente, mas que mantém a identidade visual da marca EXTRA em menor tamanho.
O valor 

Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca EXTRA está avaliada em R$ 621 milhões, ocupando a posição de número 17 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil. 
A marca no Brasil 

A rede EXTRA, que atua sob vários conceitos de lojas (hipermercado, supermercado, loja de conveniência, drogaria, posto de gasolina, além da loja virtual), possui mais de 520 lojas em 15 estados brasileiros, correspondendo por mais de 33% das vendas líquidas do Grupo Pão de Açúcar. São 141 hipermercados, 213 supermercados, 168 lojas de proximidade, além de 159 drogarias e 83 postos, distribuídos nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste.
No estado de São Paulo, o número de unidades do EXTRA é maior, marcando presença na capital paulista, além de Campinas, Sorocaba, Araraquara, Americana, São Vicente, Itu, Jundiaí, entre outras. 

Você sabia? 

  • Em uma madrugada chuvosa, no mês de maio de 1999, os hipermercados EXTRA de Curitiba, tiveram uma clientela bem humorada para atender. Com muita descontração famílias chegavam às lojas vestidas de pijama, incluindo chinelo e meia. Enfrentando olhares curiosos, vieram concorrer ao prêmio de 10% de desconto ou um kit composto por edredom, lençol e travesseiro. 


Por Blog Mundo das Marcas - http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 
Tags: Grupo pão de açúcar, Hipermercados, Marcas brasileiras, Varejo de alimentos, Extra
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