Amor aos pedaços Amor aos pedaços
A cada fornada, um sabor único. A cada pedaço, um novo prazer. Assim é a rede de docerias AMOR AOS PEDAÇOS, que há mais de 30 anos se diferenciou por oferecer uma grande linha de produtos exclusivos alimentando a paixão dos seus clientes por bolos, doces, sorvetes e salgados preparados de forma artesanal. 

A história 

Tudo começou quando Ivani Calarezi, pianista e professora de música, mas acima de tudo, uma apaixonada por culinária, e principalmente doces, apostou em uma ideia ainda inédita no país: vender bolos artesanais por quilo, permitindo ao cliente escolher o tamanho desejado da fatia.

Com total incentivo de seu marido Armando - que se tornou sócio da nova empresa - ela levou o projeto adiante e juntou-se a mais um sócio, o empresário Reinaldo Marmonti. Essa história de amor começou com uma pequena e aconchegante loja chamada AMOR AOS PEDAÇOS, inaugurada no dia 2 de junho de 1982, na Rua da Consolação, no bairro nobre dos Jardins, em São Paulo. O nome da marca foi inspirado em um doce mineiro de abacaxi com coco, e claro chamado “amor aos pedaços”. Na nova loja os consumidores encontraram uma forma diferente de se consumir doces: podiam comprar bolos por quilo, em pedaços, de acordo com suas vontades - algo inusitado na época.

Entre as delícias criadas por Ivani na inauguração, estava o Bolo Brigadeiro, um sucesso até os dias de hoje, o Brigadeiro de Colher; e o Bicho de Pé (tradicional doce cor-de-rosa feito com leite condensado e gelatina - e que teve o nome inspirado em um bichinho que provoca coceira, deixando a pele vermelha, típico das fazendas do interior), inventado sete anos antes pela própria Ivani. Decidida a servir algo diferente no aniversário de um ano de seu primeiro filho, ela formulou a receita do Bicho de Pé, que fez sucesso entre as crianças e os adultos da festa. Hoje, as lojas da rede espalhadas pelo Brasil vendem todos os meses, em média, uma tonelada de Bicho de Pé. O Bolo Mousse de chocolate também é uma criação do AMOR AOS PEDAÇOS e tornou-se um ícone da rede, assim como o doce de colher. Outra novidade da nova loja era a decoração. Na época as cores utilizadas, verde e rosa, eram muito ousadas, pois o padrão de docerias e rotisserias era muito sóbrio e isto causava um contraste. Na inauguração, havia fila na porta, muito em virtude do delicioso aroma sentido na região. Eram amigos que queriam conferir a novidade de perto. A loja sempre muito bem decorada e com os produtos expostos de forma harmônica e impecável nas vitrines chamava atenção da clientela.
A proposta deu certo e, em 1984, Reinaldo cedeu seu lugar para a irmã Silvana Marmonti, que entrou para o negócio com o objetivo de abrir uma nova unidade, na rua Clodomiro Amazonas. Os aromas e sabores da marca logo se espalharam e rapidamente, mais e mais lojas foram inauguradas. Para apressar esse processo foi implantado o sistema de franquias, ainda pouco explorado no Brasil na época. Elas aplicaram o novo conceito em uma loja-piloto na cidade de Campinas. Foi assim que a rede de docerias se tornou a primeira franquia do segmento no país. A família AMOR AOS PEDAÇOS estava crescendo, e esse era só o começo. No decorrer dos anos seguintes, a rede inaugurou dezenas de novas lojas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e suas receitas provocaram paixões em um número cada vez maior de consumidores.

Outra marca registrada do AMOR AOS PEDAÇOS surgiu em 1988, quando a rede lançou o primeiro “Festival do Morango”, voltado para o consumidor que gostava de saborear doces à base de morango. O festival se tornou um verdadeiro sucesso e, desde então, é realizado de julho a outubro todos os anos.
Em 2006 a rede implantou espaços exclusivos e aconchegantes para que os clientes pudessem saborear um delicioso café espresso dentro de suas lojas. Bolinhos de fubá, chocolate, laranja e cenoura, além de deliciosos croissants eram as novidades para acompanhar um delicioso café. Em 2007, a AMOR AOS PEDAÇOS se destacou pelo lançamento de novos produtos como uma linha de drinques gelados que passaram a fazer parte do cardápio. Estes drinques adicionavam ao café outros sabores originando a criação de diferentes produtos, como por exemplo, “Louco Amor” que combina café, leite condensado, marshmallow e uma autêntica cobertura de chocolate.
Além disso, a rede implantou em 2008 um processo de renovação de todas as suas unidades para um novo formato denominado “comfort food”, um espaço aconchegante e confortável, onde o cliente deseje permanecer e não apenas comprar o produto. Este processo valorizava o conforto e a serenidade do cliente criando lojas com mais claridade e muito mais acolhedoras.
A empresa desenvolveu assim uma moderna identidade visual tendo como cores predominantes o branco e o rosa, e com poltronas bergère, mesinhas com cadeiras exclusivas e quadros ilustrativos de apetitosos doces e bolos, para que os clientes desfrutem de um momento prazeroso, seja com a família ou com os amigos. Neste processo de reformulação se destacava a criação de um local especial – o Café Gourmet - destinado para um café perfeito, tirado por uma equipe treinada e feito com grãos selecionados.

No ano seguinte, dando continuidade aos planos de expansão, a rede lançou um novo modelo de negócio. Eram quiosques de café adaptados para atender espaços diferenciados, com linha de produtos semelhante ao das lojas convencionais. Outra novidade deste ano foi o lançamento de uma linha de recheios para levar para casa. Nos sabores de brigadeiro, cocadinha e doce de leite, os produtos fazem parte da primeira linha no Brasil de doces enriquecidos com vitaminas e minerais com alto poder antioxidante. Além disso, produtos especiais, como 0% de açúcar, sem glúten e sem lactose, estão presentes no cardápio desde 1996. Outro serviço tradicional da rede é o Delivery Service, onde as encomendas são transportadas em veículos exclusivos da empresa, chegando sempre fresquinhas nas mãos dos consumidores.

Um marketing doce e delicioso 

Além do lançamento de novos produtos, a rede AMOR AOS PEDAÇOS elabora festivais para uma maior promoção da marca e sucesso na venda de seus produtos: o Festival do Morango, realizado de julho até outubro; o Festival de Verão que valoriza as frutas como ingredientes nas receitas de bolos, sorvetes especiais e doces individuais; e ainda o Festival do Chocolate que ocorre no mês de maio. Em 2013, o mais tradicional festival da rede AMOR AOS PEDAÇOS ocupou as vitrines de todas as suas lojas. Tratou-se do 25º Festival do Morango que ofereceu, neste ano, mais de 20 deliciosas receitas, todas feitas à base da fruta da estação, o morango. O festival explorou a fruta das mais variadas formas: bolos, tortas, docinhos, pavês e sorvetes de dar água na boca. Grandes sucessos como o Bolo Tentação de Morango (bolo de chocolate recheado com creme de morango, cobertura de chocolate e morangos com chocolate), Merengue de Morango (disco de suspiro com chantilly, creme de morango e morangos) e Torta Divina de Morango (massa crocante recheada com marzipã, chantilly e morangos, decorada com açúcar, chantilly e morango) enfeitam as vitrines e deixam os consumidores com água na boca.

Além dos produtos tradicionais de vitrine, a AMOR AOS PEDAÇOS também investe na sazonalidade e em datas comemorativas, como Páscoa (onde os ovos representam 5% do faturamento anual da empresa), Dia dos Pais e das Mães, Natal (com os irresistíveis panetones recheados de Bicho de Pé e Brigadeiro), Dia das Crianças, Dia dos Namorados, etc. Para cada data, presentes temáticos e bolos especiais são desenvolvidos. Brindes corporativos (um leque variado de opções, com bolos e cupcakes, pão de mel, waffles, biscoitos, chocolates, entre outros itens) também são comercializados aproveitando a demanda do mercado.
A qualidade 

Preparados com carinho, montados com capricho e embalados com muito amor, as delícias do AMOR AOS PEDAÇOS recheiam os melhores momentos da vida de qualquer pessoa “maluca” por doces. Delícias de encher os olhos. E principalmente a boca. Hoje em dia nas vitrines da rede são mais de 130 produtos oferecidos aos clientes entre docinhos, bolos, tortas, pavês, mousses, sorvetes e salgados. O segredo de sabores tão irresistíveis está na forma de preparo extremamente singular dos produtos.
Na nova fábrica da rede, inaugurada em 2013 e instalada na cidade de Cotia em São Paulo, onde mais de 200 pessoas trabalham com extrema dedicação, os ingredientes são misturados em grandes tachos, com direito a colher de pau, ainda como antigamente. E esse é um fator importantíssimo, preservado mesmo com o crescimento da rede. Todas as receitas são criadas e testadas uma a uma por uma equipe especial, o que confere qualidade e excelência aos bolos, doces, sorvetes e salgados da marca. Parcerias internacionais e nacionais com diversas entidades do setor de alimentos conferem à empresa know-how para desenvolver constantemente novos produtos.

Os pedidos são realizados via internet e são enviados semielaborados, para que na cozinha da loja se realize a finalização da montagem destas delícias. É todo esse cuidado e carinho que faz dos quitutes criativos do AMOR AOS PEDAÇOS um grande sucesso de público. As preocupações da empresa com seus processos de produção, com o meio ambiente e com a sociedade têm início com a seleção de fornecedores da empresa. Além de fazer questão da melhor matéria-prima, a marca trabalha apenas com empresas que atendem legislações e especificações técnicas sérias de qualidade e que respeitam o ser humano e a natureza. Toda essa atenção está voltada para cada uma das etapas da fábrica e se estende também às lojas da rede. Afinal, rígidos controles levam à melhoria contínua e fazem com que o AMOR AOS PEDAÇOS continue inovando e criando receitas que, comprovadamente, se tornam verdadeiros clássicos. A empresa também mantém a constante preocupação com o meio ambiente: foi a primeira rede doceria que trouxe pratos e talheres biodegradáveis; recicla o óleo; além de, há muito tempo, já não utilizar sacolas plásticas, somente de papelão, como também os copos.
A evolução visual 

No ano de 2000 a marca AMOR AOS PEDAÇOS resolveu modernizar sua identidade visual com o lançamento de um novo logotipo, além de novas embalagens e decorações de suas lojas. O resultado foi um logotipo muito mais moderno que o original, embalagens atraentes e ambientes de lojas mais sofisticados. Mais recentemente, em 2012, o logotipo passou por uma pequena atualização, que deixou as curvas e tipografia de letra mais leves, além das cores mais vivas, oferecendo um ar mais moderno a marca.
A marca no Brasil 

Considerada uma das mais importantes redes de docerias, e a primeira franquia do segmento no Brasil, a AMOR AOS PEDAÇOS conta hoje com mais de 66 lojas nos estados de São Paulo (interior, capital e litoral), Paraná, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Pará, Santa Catarina, Alagoas e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, e possui linhas variadas de produtos irresistíveis como bolos, tortas, pavês, merengues, mousses, sorvetes, docinhos, bala de ovos, chocolates, cupcakes, salgadinhos e uma deliciosa linha de produtos light. Tortas de mousse e de brigadeiro, bicho de pé (uma espécie de brigadeiro de morango), brigadeiro de colher, pavê de chocolate e cocadinha, respondem por 80% das vendas da rede. Todos os anos passam mais de 3 milhões de consumidores pelas lojas da rede. 

Você sabia? 

  • A fábrica da empresa tem capacidade para produzir 2.500 toneladas de doces ao ano, nos quais são chegam a ser utilizados 100 toneladas de farinha, 120 toneladas de açúcar, 40 toneladas de morango e mais de 400.000 ovos. A marca registrada do AMOR AOS PEDAÇOS é o exagero de recheio e cobertura. 
  • Atualmente, a rede possui três lojas-escola, onde os franqueados passam por um treinamento oferecido pela empresa, e onde as equipes de todas as lojas são treinadas. Essas unidades são também as lojas-piloto da empresa, onde são realizados vários testes de produtos novos e até novas técnicas de venda que serão posteriormente implantadas nas lojas.
  • A rede oferece o serviço “Bolo pra já”, no qual em até 15 minutos é montado um bolo de até 2.5 kg, de qualquer sabor disponível no cardápio. 

Por Blog Mundo das Marcas - mundodasmarcas.blogspot.com.br
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 
Tags: Amor aos pedaços, Alimentação, Varejo, Doceria
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